Links de Acesso

Cabo Verde: Associações de imigrantes saúdam regularização de residentes estrangeiros


Cidade da Praia, Cabo Verde

Governo anunciou um processo expecional de estrangeiros que entraram no país até Dezembro de 2020

Estrangeiros residentes em Cabo Verde poderão regularizar a sua situação entre Dezembro deste ano e Maio de 2022, anunciou o Conselho de Ministros.

A medida excepcional aprovada pelo Conselho de Ministros vai beneficiar imigrantes que tenham entrado no país até Dezembro de 2020, e é amplamente aplaudida pelas associações de estrangeiros residentes nas ilhas.

O presidente da Plataforma das Comunidades Africanas, José Viana, não esconde a satisfação depois de "muitos anos de luta em prol de uma melhor integração dos estrangeiros''.

Cabo Verde facilita a regularização de residentes estrangeiros
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:06 0:00

"Trata-se de um compromisso que se encaixa naquilo que sempre pedimos com a dignidade da pessoa humana, porquanto um cidadão devidamente regularizado perspectiva um futuro melhor no país de acolhimento", disse Viana.

Ele espera, no entanto, que a Plataforma seja envolvida no processo de sensibilização dos imigrantes para que todos possam aproveitar da melhor forma esta abertura.

"Tendo em conta que muitos cidadãos estrangeiros tinham dificuldades em apresentar determinados documentos, agora com a redução de certas exigências fica mais facilitado o processo de regularização", afirmou o guineense Idrissa Djalo, presidente da Associação Bafata.

Na aplicação da medida excepcional, as autoridades serão mais flexíveis, deixando, por exemplo, de pedir comprovativo de renda de casa, atestado de residência, cartão de vacina internacional, entre outros documentos do país de origem.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG