Links de Acesso

Cabo Verde: Arranca a caça ao voto para as “legislativas”


Elections campaign, Cabo Verde

Em Cabo Verde, arrancou esta quinta, dia 1, a campanha eleitoral para as eleições legislativas do dia 18 deste mês.

Cabo Verde: Arranca a caça ao voto para as “legislativas”
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:32 0:00

Seis partidos entram na corrida, o MPD, que procura a renovação do mandato; o PAICV, que pretende regressar ao poder; e a UCID, que tenta a primeira vitória. São partidos com assento parlamentar, que apresentam listas em todos os círculos eleitorais nas ilhas e na diáspora.

Na disputa eleitoral, estão ainda o PP, o PSD e o PTS, partidos extra parlamentares, que concorrem nalguns círculos eleitorais no país e no estrangeiro.

Promessas

Durante duas semanas, as referidas forças políticas desdobram-se em contactos para a apresentação dos respectivos projectos, na tentativa de convencer o eleitorado, numa clara caça ao voto.

Para analistas, a próxima legislatura será muito exigente tendo em conta os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, que praticamente fez parar as economias, daí a necessidade do reforço da capacidade técnica e de trabalho dos governantes e dos cidadãos no geral.

O jornalista José Vicente Lopes afirma que os níveis de exigência e clareza política dos cidadãos é cada vez maior, e os partidos estão obrigados a apresentar propostas realistas e não apenas promessas que poderão não cumprir.

"Os níveis de insatisfação do meu ponto de vista, ficaram bem reflectidos no estudo de opinião que a Afro-sondagem apresentou, que aponta para grande descrédito da classe política", diz José Vicente Lopes para quem, os actores políticos devem tirar as devidas ilações.

Prevenção da Covid

A construção de Cabo Verde deve ser feita com o concurso de todos, sobretudo de pessoas capacitadas e com ideias válidas para o desenvolvimento do país, diz o líder do movimento cívico Sokols.

Para Salvador Mascarenhas, os partidos são essenciais na democracia, mas devem abrir-se à sociedade, absorvendo as melhores ideias e competências e não funcionar na base do cartão de militante e amiguismo partidário.

A campanha eleitoral é realizada num momento delicado, tendo em conta a pandemia da Covid- 19, que depois de relativa redução os números voltaram a subir, sobretudo na cidade da Praia, a capital do arquipélago.

Por isso, as autoridades sanitárias pedem aos partidos que cumpram rigorosamente as medidas de prevenção, evitando realizar actividades que juntam muitas pessoas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG