Links de Acesso

Cabo Verde: Apenas duas mulheres lideram listas nas “autárquicas” de outubro


Cidade da Praia, Cabo Verde
Cidade da Praia, Cabo Verde

Em Cabo Verde, nas oitavas eleições autárquicas, de 25 de outubro, estão apenas garantidas duas listas encabeçadas por mulheres à Câmara Municipal.

Cabo Verde: Apenas duas mulheres lideram listas nas “autárquicas” de outubro
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:11 0:00

Na Praia capital, Ana Rita Reis lidera uma lista independente, enquanto Neida Teresa Varela Rompão comanda a lista da UCID, em Santa Catarina de Santiago.

Ana Reis, candidata, Cabo Verde
Ana Reis, candidata, Cabo Verde

A professora Ana Rita Reis diz que decidiu entrar na corrida autárquica na Praia, porque queria ver mulheres também na liderança de listas como candidatas à presidência da Câmara Municipal, uma vez que os dois principais partidos incluíram apenas homens como cabeças de lista nos 22 municípios do país.

Reis diz que a sua lista goza de uma grande simpatia, porquanto muitas pessoas já se mostram cansadas com as lideranças partidárias nas câmaras, que "prometem muito e pouco cumprem".

"Em termos gerais vai encontrar a maioria das pessoas a dizer ...não quero votar, não quero saber dos partidos políticos... mas ao aperceberem que se trata de um grupo da sociedade civil (…) aí param, ouvem a mensagem e manifestam apoio", diz Reis.

"Por uma Praia, melhor e inclusiva, juntos construímos sonhos", é o lema da candidatura independente liderada porAna Rita Reis.

Mulheres e jovens rurais

Neida Teresa Varela Rompão concorre como cabeça de lista da UCID à Câmara municipal de Santa Catarina de Santiago.

A enfermeira afirma que entra no embate eleitoral para dar voz aos cidadãos que não se sentem representado, com realce "mulheres e jovens do meio rural".

Neida Rompao, Candidata
Neida Rompao, Candidata

"A política não se tem direcionado aos menos favorecidos, ficando o mundo rural à margem do desenvolvimento do município,", afirma a candidata da UCID.

A candidatura Democrata Cristã apresenta o lema" por uma Santa Catarina mais inclusiva e com mais igualdade de oportunidades para todos residentes".

No actual xadrez autárquico, o MPD governa em 18 municípios, PAICV em dois, igual número liderado por movimentos independentes, num total de 22 Conselhos.

XS
SM
MD
LG