Links de Acesso

Cabo Verde: Ano lectivo arranca na próxima semana


Praia, Cabo Verde
Praia, Cabo Verde

Alguns manuais ainda não estão no mercado.

O novo ano lectivo arranca na segunda-feira, 17 do corrente, com a introdução de algumas novidades, destacando-se o alargamento do ensino básico integrado até o oitavo ano de escolaridade nas diferentes escolas do arquipélago.

Cabo Verde: Ano lectivo arranca na próxima semana
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:58 0:00

Segundo dados apurados junto do ministério da Educação,estão inscritos cerca de 120,672 alunos do pré-escolar ao secundário, com o registo de um aumento na Praia, Sal e Boa Vista, influenciado pela maior mobilidade interna dapopulaçãonesses três Conselhos.

No que tange ao corpo docente,o novo ano escolar inicia com cerca de 6588professores.

O novo modelo funcional do ensino básico integrado é bem visto pelo professor e coordenador da escola Eugénio Tavares, em Achada de Santo António, porquanto entende que traz ganhos consideráveis para a aprendizagem dos alunos, que começam a ter contacto com as línguas inglesa e francesa a partir da quinta classe, sem esquecer o reforço de ensino do português e outros conteúdos.

Jorge Rodrigues afirma tratar-se de mais-valia para os alunos, uma vez que ganham mais e melhor preparação para a entrada no ensino secundário.

A directora Nacional da Educação, Sofia Figueiredo justifica o alargamento do ensino básico integrado e a nova estruturação da gestão educativacom a necessidade da melhoria do sistema de ensino.

Sobre a disponibilização dos manuais, Figueiredoassegura que até meados de Outubro o ministério da Educaçãoespera ter todo o processo consolidado para o normal funcionamento do novo ano lectivo.

A responsável explica que o atrasona colocação de alguns manuais à venda,se deveu com a necessidade da introdução de novas contribuições a partir de muitos subsídios recebidos, tudo na perspectiva do reforço e melhoria dos conteúdos.

XS
SM
MD
LG