Links de Acesso

Cabo Verde pede explicações a Angola


 José Maria Neves, primeiro-ministro de Cabo-Verde
José Maria Neves, primeiro-ministro de Cabo-Verde

Embaixadora angolana convocada após criticar chefe do governo da Praia

A embaixadora de Angola em Cabo Verde foi chamada ao ministério das relações exteriores cabo verdeano na sequência de declarações um jornal da Cidade da Praia.

Segundo o jornal A Semana a embaixadora Josefa Cruz teria afirmado que o primeiro ministro de Cabo Verde não deixa avançar a cooperação entre os dois países.

«Não havendo uma visita do primeiro-ministro, não há como assinar e actualizar os projectos»", escreve o semanário, citando a diplomata angolana.

O ministério das Relações exteriores de Cabo verde disse que Josefa Cruz foi chamada Sexta-feira devido ás suas declarações ao jornal.

"Na sequência do artigo publicado no jornal A Semana desta Sexta-feira, o Ministério das Relações Exteriores convocou Josefa Guilherme Coelho da Cruz, Embaixadora da Republica de Angola em Cabo Verde", afirmava-se numa declaração do ministério.

"Em nome do Governo, o MIREX vem reiterar a excelência das relações existentes entre Cabo Verde e Angola, que se têm caracterizado pela concertação permanente e regular entre os respectivos chefes das diplomacias, pelo intercâmbio de visitas, por encontros ao mais alto nível de dirigentes, bem como na concretização de projectos relevantes para os dois países", acrescenta-se no documento.

"Nesse contexto, as duas partes vêm trabalhando uma agenda abrangente de cooperação política, económica e empresarial, para cuja concretização contribuirão as visitas previstas de Suas Excelências o Presidente da República e o primeiro-ministro de Cabo Verde", conclui o documento.

Não houve qualquer comentario por parte da embaixadora angolana.
XS
SM
MD
LG