Links de Acesso

Cabo Delgado: Recuperadas cinco aldeias das mãos de terroristas, dizem autoridades


Estrada que liga Palma a Mocímboa da Praia, Cabo Delgado. Moçambique. 24 de Março

A vila da Mocímboa da Praia, na região norte de Cabo Delgado tem sido, nos últimos dias, palco de intensos combates entre a força conjunta de Moçambique e do Ruanda, contra os terroristas, e informações de fontes militares indicam que parte da vila já foi recuperada.

Cabo Delgado: Recuperadas cinco aldeias das mãos de terroristas, dizem autoridades
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:46 0:00

Consta que, há cerca de um ano, os insurgentes associados ao grupo Estado Islâmico controlavam a vila, que tem um porto estratégico na região.

Fontes militares ouvidas pela RM, a rádio pública moçambicana, indicam que foram recuperadas, pelo menos, cinco aldeias, que eram controladas pelo grupo.

Parlamento moçambicano quer mais explicações do Governo sobre presença de tropas estrangeiras
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:36 0:00

“A situação operativa está calma e controlada nesta zona onde estamos. Estamos aqui, a força moçambicana com os nossos irmãos do Ruanda a combatermos o terrorismo,” disse Jaime Zaqueu, um dos comandantes operativos das forças moçambicanas.

A recuperação resulta de operações conjuntas entre soldados ruandeses e moçambicanos, numa cooperação que quem está na linha da frente, considera de positiva.

“O relacionamento é muito positivo, não temos razões de queixa” disse Zaqueu.

Na terça-feira, o Comandante-geral da Polícia, Bernardino Rafael esteve em Awasse, um dos pontos que já esteve nas mãos dos terroristas. Visitou a força conjunta ali instalada e deixou uma mensagem aos militares moçambicanos.

“O nosso apelo é que aprendam tudo o que não sabem dos nossos irmãos ruandeses, porque depois de eles saírem, ficaremos nós ficaremos aqui e teremos que ficar e tomar conta de qualquer situação” disse Bernardino Rafael.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG