Links de Acesso

Cabo Delgado: Activistas sociais questionam a comissão de avaliação da situação humanitária


Cabo Delgado, famílias esperando chegada de familiares de Palma, porto de Pemba
Cabo Delgado, famílias esperando chegada de familiares de Palma, porto de Pemba

Activistas sociais e analistas políticos questionam o nível de transparência que terá a Comissão Independente anunciada pela multinacional francesa Total Energy para avaliar a situação de segurança e humanitária, bem como as acções desenvolvidas pela petrolífera, na província de Cabo Delgado.

De acordo com um comunicado oficial, a comissão, que será dirigida por Jean Christophe Rufin, que, entre 2007 e 2010, foi embaixador da França no Senegal e Gâmbia, deve até ao final deste mês entregar o relatório, que servirá como base para as decisões da retoma das actividades para a exploração do gás natural, no distrito de Palma.

A Rede dos Defensores dos Direitos Humanos contesta a comissão por considerar que está inquinada de vícios.

“Está errado o que se anunciou. A criação de uma Comissão Independente não é feita pela empresa; é feita por organismos apropriados, com termos de referência criados pelo Estado,” disse Adriano Nuvunga, presidente daquela rede.

Na mesma direcção alinha o analista político Gil Aníbal que considera que seria uma relatório problemático, caso os actores locais não sejam inclusos na comissão.

“É legítimo que a Total Energy tome a decisão que tomou, contudo, seria problemático criar uma comissão dita independente, sem incluir actores locais, nomeadamente, o Governo e as comunidades. Isso traria um relatório que considero que não seria inclusivo, o que não pode ser” disse Aníbal.

A fonte considera ainda ser necessário uma clarificação sobre a quem serão imputados os custos do trabalho da comissão.

“O trabalho não será a título gratuito (...) é necessário clarificar, no fim do dia, a quem será imputada a factura final,” disse.

Acompanhe:

Cabo Delgado: Activistas sociais questionam a comissão de avaliação da situação humanitária
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG