Links de Acesso

Cabinda tem nova governadora após derrota histórica do MPLA


Mara Quiosa, governadora de Cabinda
Mara Quiosa, governadora de Cabinda

Mara Baptista Quiosa foi oficialmente empossada como governadora de Cabinda, o enclave onde nas últimas eleições o MPLA sofreu uma derrota histórica.

Cabinda tem nova governadora - 1:53
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:52 0:00

A UNITA elegeu quatro deputados no enclave contra um apenas do MPLA, num claro sinal do descontentamento no enclave com a governação do MPLA e de apoio à posição da UNITA de atribuir um estatuto de autonomia para o enclave angolano rico em petróleo.

Com efeito Mara Quiosa, de 42 anos de idade chega a Cabinda num momento de uma crescente reivindicação de um estatuto político para Cabinda como indicam os resultados eleitorais.

Nesta perspectiva, os desafios políticos são enormes e requererão da jovem governadora humildade e capacidade de diálogo com todas as sensibilidades políticas, uma recomendação feita pelo Ministro do

Na cerimónia da apresentação estiveram presentes entidades eclesiásticas, autoridades tradicionais e o governador cessante, Marcos Alexandre Nhunga que deixa a província com níveis elevados de desemprego, sobre tudo dos jovens, com uma enorme divida publica, falta de habitação e com alguns projectos públicos não conclusos.

Marcos Nhunga desculpou-se por não ter conseguido bons resultados na sua governação e pede a nova governadora a conclusão das obras do porto de águas profundas, do aeroporto internacional de Cabinda e da refinaria de petróleos.

Mara Quiosa espera dialogar mais com os Cabindas para buscar as melhores soluções aos problemas de Cabinda e solicitou uma atenção especial das estruturas centrais para se terminar com vários projectos de infra estruturas no território.

Fórum

XS
SM
MD
LG