Links de Acesso

Cabinda: General Mambo libertado sob caução


Separatistas da FLEC Atacam em Cabinda
Separatistas da FLEC Atacam em Cabinda

Polícia diz que detenção se deveu a actos de destruição contra uma escola e não está relacionada com política.

O general na Reserva Bonifácio Zenga Mambo, um dos lideres contestatários do estatuto especial para Cabinda, foi posto em liberdade mediante o pagamento de uma caução.


please wait

No media source currently available

0:00 0:03:34 0:00
Faça o Download


A sua detenção foi alvo de especulações segundo as quais, aquele líder político teria sido preso por motivações politicas.

A polícia de investigação criminal em Cabinda, nega tais acusações e diz que o que chamou de “suposto general” foi sido detido por ter ordenado a destruição de uma escola apoiada pelo governo, numa das suas propriedades, algures da cidade de Cabinda.

O general tinha anteriormente afirmado que havia sido detido após ter confrontado elementos que haviam entrado na sua propriedade privada.

Mas de acordo com o superintendente Agustinho da Cruz Agostinho, director adjunto da policia de investigação criminal em Cabinda a prisao de Zenga Mambo foi legalizada pela procuradoria por indícios de pratica de um crime de danos em edifícios ou construções, punivel a luz da lei Angolana.

Neste caso os danos teriam sido infligidos a uma escola construída pelo governo.

A policia de investigação criminal nega igualmente ter exigido um equivalente a 15 Mil Dolares americanos como valor de caução para a sua soltura.

Agostinho da Cruz diz que a polícia de investigação criminal não é competente para caucionar e ordenar a soltura aos detidos, dai não corresponder com a verdade a informação tornada pública por elementos daquele movimento.

Tais informações no dizer do director adjunto da policia de investigação criminal Agostinho da Cruz Agostinho, visam manipular a verdade com fins meramente politicos.

Recorda-se Bonifacio Zenga Mambo foi detido em sua residencia no passado dia 28 de Setembro deste ano por ter se envolvido em escarramuças com individuos que, supostamente, tinha invadido a sua propriedade.
XS
SM
MD
LG