Links de Acesso

Bento Bembe aproxima-se dos dissidentes do FCD


Antonio Bento Bembe
Antonio Bento Bembe

Encontro visou discutir pontos de revisão de acordo com o Governo

O líder do Fórum Cabindês para o Diálogo (FDC) António Bento Bembe terá conseguido reunir em Luanda, pela primeira vez, as principais figuras de Cabinda, que não se revêem nos acordos assinados entre esta organização e o Governo em 2006.

please wait

No media source currently available

0:00 0:01:34 0:00
Faça o Download

O encontro teve como objectivo encontrar pontos comuns para uma provável renegociação do documento, disse um dos participantes

Bento Bembe, que negociou os acordos de paz, tem vindo a ser acusado de ter excluído muitos membros do FCD.

O general na reserva, Zenga Mambo, a principal figura contestatária dos acordos, disse à VOA que o encontro com o também secretário de Estado para os Direitos Humanos, foi o primeiro passado para o diálogo interno.

“Vamos dialogar para revermos os acordos”, declarou.

O chamado Memorando de Entendimento para a Paz em Cabinda completou nove anos no passado dia 1 de Agosto e o seu conteúdo continua a ser contestado por muitos membros do FCD por, alegadamente, não ter produzido os resultados que se esperavam.

Uma das cláusulas previa a atribuição de um estatuto especial para o enclave na base do respeito à Lei Constitucional e demais legislação em vigor na República de Angola, como Nação una e indivisível.

O acordo previa também a aprovação de uma Lei de Amnistia, cessação das hostilidades, desmilitarização das forças militares sob a autoridade do Fórum Cabindês para o Diálogo (FCD) e a adequação do dispositivo das Forças Armadas Angolanas (FAA) na região militar de Cabinda.

XS
SM
MD
LG