A primeira cápsula espacial americana para fins comerciais, Crew Dragon, chegou hoje à Estação Espacial Internacional, após ter partido, ontem do Centro Espacial Kennedy, na Florida.
Nesta viagem de teste do programa comercial da NASA, a cápsula da empresa SpaceX não tinha a bordo nenhum tripulante, apenas um boneco chamado Ripley, referência a uma figura dos filmes Alien.
O lançamento foi seguido por três astronautas, na Estação Espacial Internacional, que, durante a sua estadia de cerca de uma semana, irão realizar testes e inspecção da respectiva cabine.
Nesta viagem, a cápsula transportou suprimentos e equipamentos para a Estação Espacial.
A NASA - Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço – concedeu milhões de dólares à Space X e Boeing para projectar e operar uma cápsula para colocar, este ano, astronautas em órbita.
Não há, de momento, clareza sobre a materialização dessa meta.
Space X é uma empresa do empreendedor Elon Musk, nascido na África do Sul. Musk também é presidente da fabricante de carros eléctricos Tesla.
Actualmente, a América depende da Rússia para lançar astronautas para a Estação Espacial. Para o efeito, a Rússia cobra cerca de 80 milhões de dólares por passagem.