Links de Acesso

Brett Kavanaugh enfrenta senadores a partir de terça-feira


Brett Kavanaugh

Indicado por Trump para Tribunal Supremo deve enfrentar perguntas muito duras

O Comité de Assuntos Jurídicos do Senado americano inicia na terça-feira, 4, as audiências para a nomeação do juiz federal Brett Kavanaugh para juiz do Tribunal Supremo.

Ele foi indicado pelo Presidente Donald Trump que espera assim consolidar uma maioria conservadora no tribunal nos próximos anos.

Kavanaugh vai enfrentar duras perguntas por parte dos deputados do Comité de Assuntos Jurídicos do Senado sobre várias questões, tais como aborto, os poderes de um procurador especial para investigar Trump e a interferência russa nas eleições de 2016, bem como o conflito entre crenças religiosas e direitos de homossexuais, entre várias outras questões.

A Casa Branca espera que o plenário do Senado confirme Bret tKavanaugh, para o Tribunal Supremo até fins de Setembro a tempo de preencher a vaga deixada pelo juiz Anthony Kennedy, que foi para a reforma, a partir de 1 de Outubro, dia em que inicia o ano judicial.

A maioria dos analistas independentes prevê, com base em centenas de decisões que Kavanaugh tomou no tribunal de apelação, que Kavanaugh, se confirmado, irá fazer pender a balança para o lado dos conservadores, em vez de como Anthony Kennedy que, embora conservador, votava de forma independente.

Caso os 51 senadores republicanos votarem a favor de Kavanaugh, ele assumirá o cargo vitalício no Tribunal Supremo, enquanto os 49 democratas deverão votar em sentido contrário.

Brett Kavanaugh teve uma longa carreira em Washington , tendo inclusive trabalhado na investigação contra o ex-presidente Bill Clinton, como assessor da Casa Branca do antigo presidente George W. Bush e, mais recentemente, durante 12 anos no Tribunal Distrital de Apelações dos Estados Unidos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG