Links de Acesso

Presidente brasileira recebida na Casa Branca


Barack Obama saudando a presidente Dilma, na Casa Branca
Barack Obama saudando a presidente Dilma, na Casa Branca

Esta é a primeira visita da presidente Dilma aos EUA, na qualidade de chefe de Estado

O presidente Barack Obama recebeu hoje a presidente Dilma Roussef, do Brasil para conversações destinadas a fortalecer as relações entre os dois países.

A Casa Branca anunciou que o encontro de hoje se centrou no debate de uma vasta gama de temas de interesse regional e bilateral, na sequência do diálogo que os dois países vêm mantendo.
Esta é a primeira visita da presidente Dilma aos EUA, na qualidade de chefe de Estado.

O contexto da visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos levanta discussões no Brasil sobre as atuais relações entre os dois países.

Para o coordenador do curso de relações internacionais do UNI-BH Leandro Rangel o encontro é importante. Primeiro, porque nas relações internacionais, apesar de toda a tecnologia, nada substitui o contato face a face. Além disso, os governos americano e brasileiro têm feito, nos últimos anos, poucos grandes encontros.

O atual momento da relação entre as duas nações é outro fator que justifica o encontro entre Dilma e Obama. O analista concorda com os diplomatas que tem defendido que a visita faz parte de um novo ciclo de relações bilaterais, nas quais devem pesar os aspectos econômicos e comerciais.

O coordenador do curso de relações internacionais do UNI-BH, lembra, no entanto, que as mudanças nas relações entre os dois países, que agora atingem certo auge, fazem parte de um processo iniciado no governo do ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso e do ex-presidente americano Bill Clinton.


OUÇA A ENTREVISTA

XS
SM
MD
LG