Links de Acesso

Brasileiros destoam em relação às eleições


Cabine de voto, Brasil.

“Nada sei sobre essa eleição. Está difícil a gente votar, pois perdemos a confiança nos políticos”, diz a autônoma Carmen Fernanda Rocha.

Faltando menos de dois meses para as eleições no Brasil, muita gente demonstra ainda não estar muito interessada.

A VOA fez um levantamento nos grandes centros urbanos e é comum encontrar eleitores que desconhecem os cargos que estão na disputa: presidência, senado, deputados estaduais e federais e governos estaduais.

Alguns não sabem sequer que vai ter eleição para presidente da República.

Brasileiros destoam em relação às eleições
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00

Ouvimos as pessoas nas ruas e as declarações chegam a surpreender.

“Teria vontade de saber quem realmente são os candidatos, pois eles precisam consertar o país. Conseguiram acabar com ele e não avisou a gente, disse o taxista Jacir Batista de Miranda.

“Não sei quem são os candidatos e não escolhi, porque está sem corrupção danada. Prefiro votar em branco porque do jeito que está não dá, está muito difícil”, diz o oficial de manutenção Claúdio Costa.

“Nada sei sobre essa eleição. Está difícil a gente votar, pois perdemos a confiança nos políticos”, diz a autônoma Carmen Fernanda Rocha.

Conversando com os eleitores, é possível também perceber que o histórico dos políticos é a grande preocupação na hora de definir o voto, assim como uma necessidade de renovação dos quadros. Mais do que apenas saber em quais cargos vão votar, há eleitores que também prometem pesquisar e conhecer as propostas antes da escolha, que, para alguns, já foi definida.

“Já escolhi quase todos os meus candidatos. Tenho avaliado o histórico deles e como está o nosso país”, disse o estudante Hugo Ferreira.

“Já escolhi dois candidatos e os demais ainda vou avaliar. Isso é necessário pois atualmente é difícil encontrar alguém confiável para nos representar. Tenho levado em conta a ficha limpa do candidato, se ele não está envolvido em casos de corrupção, disse o operário Carlos Alberto.

A disputa eleitoral no Brasil ocorrerá no dia 7 de Outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de Outubro, no caso de segundo turno.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG