Links de Acesso

Brasileiro acusado de abuso sexual deixa o cargo na Unaids


Luiz Loures deixa o mandato em Março
Luiz Loures deixa o mandato em Março

Luiz Loures foi, no entanto, absolvido depois de uma investigação interna da agência

O director-adjunto do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids), o brasileiro Luiz Loures, acusado de ter abusado sexualmente de uma colega, anunciou nesta sexta-feira, 23, que vai deixar o cargo no fim do mandato.

Ele, no entanto, foi absolvido depois de uma investigação interna da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o assunto.

Luiz Loures "comunicou ao director-executivo da Unaids a sua intenção de não se candidatar à renovação do cargo", disse a agência em comunicado, acrescentando que ele "terminará as suas funções no final de Março de 2018"

A decisão de Loures de pedir para sair acontece um dia depois de o subdirector do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Justin Forsyth, ter renunciado ao cargo, após ter sido acusado de conduta inadequada com mulheres, quando trabalhava na organização britânica Save The Children.

O porta-voz da Unaids, Mahesh Mahalingam, disse à imprensa em Genebra que a decisão de Loures não tem relação com as acusações e destacou que ele foi absolvido dessas irregularidades na investigação interna da ONU.

Loures foi acusado por uma subordinada a quem, segundo a queixa formal, assediou sexualmente desde a sua entrada na agência em 2011.

Ela diz que, depois, concretizou o abuso no elevador de um hotel de Banguecoque em 2015, onde a Unaids tinha uma conferência.

A investigação interna realizada pelo Escritório de Serviços de Supervisão Interna (IOS, na sigla em inglês) da OMS concluiu que não havia provas suficientes para apoiar as acusações.

Activistas e especialistas legais questionaram, porém, a credibilidade da investigação, insistindo em que não foram consideradas evidências circunstanciais importantes.

O diretor da Unaids, Michel Sidibé, foi acusado pelo IOS de tentar abafar o caso, mesmo se tratando de uma investigação oficial.

XS
SM
MD
LG