Links de Acesso

Brasil está "mal na fotografia " dos direitos humanos


Polícia de choque nos protestos dos sem-abrigo e sindicatos nas ruas de São Paulo, na estação de Metro Carrão, Brasil Junho 12, 2014
Polícia de choque nos protestos dos sem-abrigo e sindicatos nas ruas de São Paulo, na estação de Metro Carrão, Brasil Junho 12, 2014

Human Rights Watch dá nota negativa ao país.

A Human Right Watch (HRW), organização internacional que defende a protecção dos Direitos Humanos em todo o mundo, divulgou hoje, 29, o seu relatório anual sobre a situação dos Direitos Humanos no Brasil.

Segundo a organização, apesar de o país ser uma das democracias mais influentes da actualidade, inclusive em debates sobre os Direitos Humanos, o Governo brasileiro continua a confrontar-se com sérios desafios internamente.

Gangues criminais com acções violentas e força policial abusiva são dois dos principais problemas presentes em diversas cidades brasileiras. Tais factos ficaram evidentes durante os protestos da Copa do Mundo de 2014, quando a policia usou forca excessiva e brutal contra manifestantes pacíficos e que não apresentaram resistência.

De acordo com o relatório da Human Right Watch, outro problema muito significativo são as prisões do país, que se encontram superlotadas e violentas, o que denuncia a falência do sistema carcerário brasileiro. A organização também se refere à pratica da tortura por parte de policias e militares, que chama de problema crónico do Brasil.

Luiz Augusto Reis de Azevedo Coutinho, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, reconhece que “apesar de todo o discurso existente, o Governo brasileiro não conseguiu ainda proteger os seus cidadãos”.

A organização também menciona a liberdade à orientação sexual, que continua problemática no pais, assim como direitos trabalhistas, que, apesar de contar com novas leis e estar cada vez mais livre de trabalho forcado, permanecem com dificuldades.

Em entrevista à Voz da América, Coutinho, que também é advogado, acredita que, para mudar a situação do pais, é preciso vontade politica.

A Human Right Watch ressalta, no entanto, a participação positiva do país no cenário mundial a nível dos Direitos Humanos, estando presente em debates e a favor de medidas que protejam o direito dos seres humanos.

Entretanto, internamente, a organização ressalta que ainda existem muitos problemas e dificuldades a serem superados.

XS
SM
MD
LG