Links de Acesso

Brasil é líder mundial da desflorestação 


Amazônia, Brasil
Amazônia, Brasil

Um estudo do Global Forest Watch mostra que, na soma de todos os biomas, o Brasil foi o país que mais perdeu árvores em 2018 em todo o mundo – 1,3 milhão de hectares de florestas primárias, aquelas que não tinham sofrido interferência humana.

Em relação à Amazônia Legal, os números do Imazom, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, mostram que entre Agosto de 2018 e Março de 2019, período que compreende o ciclo do desmatamento, a região perdeu 1.974 quilómetros quadrados de florestas, um aumento de 24% em comparação com o mesmo período anterior.

O Governo Federal ressalta que 66% do território brasileiro são dedicados à protecção e à preservação da vegetação nativa.

Outro bioma importante, a Mata Atlântica que abrange a costa leste, sudeste e sul do Brasil tem hoje apenas 10% de sua vegetação original preservada. Os outros 90% são potenciais para exploração económica, de acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica. Ela abrange 17 estados.

Um dos líderes do movimento, o ambientalista Mário Mantovani, recorda que a desflorestação "impacta diretamente na saúde de todos. Ter a floresta é muito importante para o bem estar de todos”.

Para mudar a situação, o ambientalista Mário Mantovani vê como "necessário, primeiramente, a criação de políticas públicas, valorizar a questão das florestas, incentivar essa prática".

Áudio disponível em www.voaportugues.com

Brasil é líder mundial da desflorestação
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00

XS
SM
MD
LG