Links de Acesso

Bolsonaro diz que pode voltar ao Brasil nas próximas semanas


Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro

BRASÍLIA, Brasil (AP) - O ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste sábado (11), que pretende voltar ao Brasil “nas próximas semanas”.

O comentário, durante evento numa igreja evangélica na Flórida, foi o primeiro de Bolsonaro sobre o caso.

O político de extrema-direita está nos Estados Unidos desde que chegou a Orlando, na Flórida, a 31 de dezembro, véspera da posse do seu rival de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, como presidente do Brasil.

O evento de sábado foi realizado inteiramente em português para uma multidão brasileira de apoiantes de Bolsonaro, que vivem no exterior, e foi organizado pela organização da direita Yes Brazil USA.

Bolsonaro foi aplaudido durante todo o evento. Ele estava com uma equipa de assessores presidenciais e sua esposa.

Nas últimas semanas, houve especulações sobre quando Bolsonaro poderia retornar ao Brasil, onde é objecto de várias investigações sobre possíveis irregularidades. Ele inicialmente entrou nos EUA com um visto diplomático de um mês, que terminou a 31 de Janeiro.

Advogados de Bolsonaro disseram à imprensa brasileira, recentemente, que solicitaram um visto de turista para estender a sua estadia nos EUA.

Pela primeira vez na sua carreira política de mais de três décadas como legislador e depois como presidente, Bolsonaro não goza mais da protecção legal especial que exige que qualquer julgamento seja realizado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro está a ser investigado em quatro processos, que estiveram no STF e foram encaminhados à Justiça, nesta última semana. Entre as investigações está se Bolsonaro teve algum papel em incitar o motim de 8 de Janeiro por seus partidários, que invadiram prédios do governo na capital, Brasília, exigindo que sua derrota eleitoral para Lula fosse anulada.

Os investigadores também querem perceber quem organizou e financiou a concentração em massa de apoiantes de Bolsonaro, que vieram de todo o Brasil para a capital.

África Agora: Nas relações com África, Brasil "deve ser proactivo na transparência", considera o analista político Thiago de Aragão
please wait

No media source currently available

0:00 0:30:00 0:00

Fórum

XS
SM
MD
LG