Links de Acesso

Bolsonaro assina decreto que facilita compra de armas


Jair Bolsonaro cumpre promessa de campanha
Jair Bolsonaro cumpre promessa de campanha

Presidente brasileiro diz que povo decidiu por comprar armas e munições

O Presidente brasileiro Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira, 15, em cerimónia no Palácio do Planalto, um decreto que facilita a posse de armas.

O texto permite que o cidadão compre até quatro armas de fogo.

O direito à posse é a autorização para manter uma arma de fogo em casa ou no local de trabalho, desde que o dono da arma seja o responsável legal pelo estabelecimento.

Para andar com a arma na rua, é preciso ter direito ao porte, que exige regras mais rigorosas e não foi tratado no decreto.

"Como o povo soberanamente decidiu por ocasião do referendo de 2005, para lhes garantir esse legítimo direito à defesa, eu, como Presidente, vou usar essa arma", disse Bolsonaro, ao mostrar uma caneta e assinar o decreto.

No discurso, o Presidente brasileiro afirmou que o decreto restabelece um direito definido no referendo, quando a população rejeitou um trecho do Estatuto do Desarmamento que tornava mais restrita a posse de armas.

"O povo decidiu por comprar armas e munições e nós não podemos negar o que o povo quis nesse momento", defendeu Jair Bolsonaro.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada a 31 de Dezembro, indicava que 61 por cento dos entrevistados consideram que a posse de armas de fogo deve ser proibida por representar ameaça à vida de outras pessoas.

No discurso na solenidade de assinatura do decreto, Bolsonaro criticou a maneira como a lei até então em vigor exigia comprovação da "efectiva necessidade" de ter uma arma em casa.

Segundo ele, essa regra "beirava a subjetividade".

O novo texto mantém a exigência da efectiva necessidade, mas estabelece as situações concretas em que se verifica essa "efectiva necessidade".

Além disso, a Polícia Federal, ao analisar a solicitação, vai presumir que os dados fornecidos pelo cidadão para comprovar a "efectiva necessidade" são verdadeiros.

XS
SM
MD
LG