Links de Acesso

Boa governação: Cabo Verde à frente nos países de língua portuguesa, Angola na 44ª posição


Governo de Cabo Verde
Governo de Cabo Verde

Cabo Verde é o país de língua portuguesa melhor classificado no Índice Ibrahim de Boa Governação Africana (IIGA) 2014, publicado hoje, 29. O arquipélago recuperou o segundo lugar perdido em 2013 para o Botswana e continua atrás do melhor país do continente, as Ilhas Maurícias, de acordo com a fundação criada pelo milionário somali Mo Ibrahim que promove a boa governação e liderança em África.

São Tomé e Príncipe ocupa a 12a. posição, enquanto Moçambique é 22o., Angola 44o. e Guiné-Bissau 48o. colocado.

De acordo com o índice deste ano, que vem sendo publicado desde 2007, o conflito político-militar levou o país a descer dois lugares.

Angola que tinha vindo a sugir na escala nos últimos anos, perdeu cinco pontos e desceu cinco posições devido aos recuos nas áreas da igualdade entre sexos, participação cívica e direitos humanos e ambiente económico.

Guiné-Bissau é o pior lusófono tendo perdido já perdeu 6,8 pontos e descido cinco posições na tabela, somando atualmente apenas 33,2 pontos

O Índice Ibrahim de Boa Governação Africana analisa sectores como segurança e Estado de Direito, participação e direitos humanos, desenvolvimento sustentável e oportunidade económica sustentável.

XS
SM
MD
LG