Links de Acesso

BNA autoriza movimentação de contas em divisas


Analistas dizem que medida pode não ser colocada em prática

Os clientes com contas em moeda estrangeira nos bancos comerciais de Angola estão a partir de agora autorizados pelo Banco Nacional de Angola (BNA) a movimentá-las de acordo com as suas próprias necessidades.

Angola: Contas em dolares podem ser movimentadas - 1:54
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:54 0:00

Com esta medida, o banco central diz querer acabar com constantes reclamações de clientes que de queixam de não poder movimentar divisas, sobretudo dólares norte americanos depositados nas suas contas.

Diz o BNA que os clientes que não conseguirem movimentar as suas contas em moeda estrangeira no seu banco devem informar o BNA.

O especialista em gestão bancária Estevão Gomes diz ter muitas dividas que a medida tenha eficácia na prática devido à falta de divisas.

"Se o BNA conseguir aumentar o volume de oferta de moeda estrangeira, poderá cumprir a medida, mas sabemos que o nosso mercado é inconstante”, considera Gomes.

Ele adianta que os bancos comerciais também não estão preparados para atender às exigências do BNA e os seus próprios interesses internos, favorecendo mais “os clientes com maior poupança nos bancos”.

Por seu lado, o empresário José Severino diz não acreditar muito na eficácia prática da medida do BNA apresenta uma sugestão para o problema.

"Nós temos vindo a propor que as petrolíferas a operar em Angola vendam também aos bancos comerciais algumas divisas porque os bancos comerciais estão num aperto de divisas muito grande”, sublinha.

O BNA indica ainda que a regulamentação a considerar pelos bancos inclui a que rege as operações de importação de mercadorias, invisíveis correntes e capitais, bem como a regulamentação relativa aos limites dos cartões de pagamento internacional, aos limites de entrada e saída de numerário em moeda estrangeira e à prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG