Links de Acesso

Bissau: Rádio Capital FM vandalizada por homens armados


Rádio Capital FM, Guiné-Bissau
Rádio Capital FM, Guiné-Bissau

Homens armados não identificados assaltaram e destruíram, por completo. na madrugada deste domingo, 26, todos os materiais da Rádio Capital FM, na cidade de Bissau.

Bissau: Rádio Capital FM vandalizada por homens armados
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:36 0:00

O assalto aconteceu cerca de uma hora da madrugada, na ausência da equipa da rádio. Os assaltantes neutralizaram o elemento de segurança que guarnecia a estação.

Sabino Santos, assistente técnico da estaçāo, diz que soube que “quem invadiu a rádio tinha uniforme policial e dispunha de armas automáticas. Atribuímos a responsabilidade às atuais autoridades do país”.

Santos conta que “o que aconteceu foi uma destruição total. Agora, não temos emissora, mesa de mistura, processador de áudio e nem se quer as cadeiras no estúdio para sentarmos. Destruíram tudo. Em nome do quê? não sabemos!”.

A Rádio Capital FM é uma das parceiras da Voz da América na Guiné-Bissau.

Os gestores da estação dizem que a mesma recebeu “várias ameaças, em 2016, no regime do então primeiro-ministro e atual autoproclamado Presidente, Umaro Sissoco Embaló”.

Condenação

O ministro da Presidência e do Conselho de Ministro, igualmente porta-voz do governo, Mamadu Serifo Djaguite, condena o ato afirmando que é defensor da democracia.

“Numa sociedade democrática, não é admissível o atentado sobre os direitos fundamentais de qualquer cidadão. O governo condena veementemente esta atitude, porque somos apologistas da democracia,” diz Djaguite,

Ouvintes e ativistas de direitos humanos pediram uma investigação transparente e a reposição da justiça.

Sob anonimato, um dos ouvintes da Capital FM disse que “não podemos estar num país da democracia, de homens e das mulheres civilizados, e em pleno século XXI acontecer um ato igual a este. Se há segurança no país, queremos que seja feita a justiça”

XS
SM
MD
LG