Links de Acesso

Guiné-Bissau: Esgota-se o prazo para Governo apresenter o seu programa


Edifício da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau
Edifício da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau

Incerteza política continua na Guiné-Bissau

O Governo da Guiné-Bissau tem até o próximo mês para entregar à Assembleia Nacional Popular a proposta do seu programa, caso contrário, de acordo com a Constituição, entra em caducidade de funções.

É mais um capítulo da crise política que marca a actualidade guineense.

Incerteza politica continua na Guiné-Bissau
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:19 0:00

O jurista Luís Peti diz que, caso o Executivo não cumpra o prazo, haverá "consequências políticas, sendo o Presidente da República obrigado a exonerar o Executivo, tal como aconteceu com o Governo do Baciro Djá”.

É um Governo que também está a confrontar-se com a questão de aplicação de possíveis sanções aos políticos que estariam a inviabilizar a implementação do Acordo de Conacri.

Trata-se de uma possibilidade que, segundo fontes diplomáticas, está a ser avaliada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Para Peti, "o impacto seria maior não só para a Guiné-Bissau, mas sim para a própria governação, pois põe em causa a relação entre as autoridades nacionais e representações internacionais”.

No meio deste cenário, o Governo do primeiro-ministro Umaro Sissoco procedeu recentemente a exonerações de governadores regionais e administradores sectoriais.

XS
SM
MD
LG