Links de Acesso

Obasanjo de novo em Bissau para tentar superar crise


O enviado especial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (Cedeao) para a Guiné-Bissau, Olusegun Obasanjo, regressa a Bissau para mais uma outra missão, no âmbito da crise política prevalecente naquele país lusófona.

Obasanjo de novo em Bissau para tentar superar crise
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:30 0:00
Faça o Download

Obasanjo esteve reunido nesta segunda-feira, 2, em separado, com o Presidente da República, José Mario Vaz, o primeiro-ministro, Carlos Correia, o presidente da ANP, Cipriano Cassamá, e o presidente da Supremo Tribunal de Justiça, Paulo Sanhá, assim como com os 15 deputados expulsos do PAIGC.

A presença do antigo Presidente da Nigéria na capital guineense acontece um dia antes da sessão ordinária da Assembleia Nacional Popular (ANP) convocada para esta terça-feira, 3, em que, de acordo com agenda dos trabalhos, vai ser debatido o estado da Nação, conforme solicitou o Presidente Mário Vaz.

É nesta sessão, também, que, do ponto de vista político, vai ser clarificada a situação dos 15 deputados expulsos do PAIGC, que, segundo o último acordão do Supremo Tribunal de Justiça, continuam no Parlamento, apesar da decisão em contrário da ANP.

Face a este tenso quadro político, o enviado especial da Cedeo tenta, uma vez mais, conciliar as partes para superar as diferenças e assim desbloquear o país.

A última vez que saiu de Bissau, o antigo presidente da Nigéria não gostou do resultado dos encontros, fim os quais teria deixado escapar a frase, “a comunidade internacional já deve estar cansada com a Guiné-Bissau”.

De recordar que no seu último discurso à nação, perante os deputados à Assembleia Nacional Popular, o chefe de Estado guineense instou os mesmos e aos partidos políticos a encontrarem uma solução para a crise, aludindo uma nova maioria factual no Parlamento, da qual, na sua perspectiva, poderia sair um Governo que substitua o de Carlos Correia, caso o PAIGC não consiga obter uma maioria parlamentar que assegure a sua dominação numérica na ANP.

XS
SM
MD
LG