Links de Acesso

Angola reforça cooperação militar com Bissau


Carlos Gomes Júnior com Ban Ki Moon
Carlos Gomes Júnior com Ban Ki Moon

É vontade de Angola acelerar a cooperação no sector da defesa e segurança

Angola vai abrir uma linha de crédito de 25 milhões de dólares para ajudar a Guiné-Bissau a desenvolver o seu sector empresarial e comercial por forma a dinamizar a cooperação bilateral.Esta é uma das conclusões da visita do primeiro-ministro guineense que esteve em Angola durante vinte e quatro horas.

Carlos Gomes Júnior esteve reunido esta manhã com o presidente José Eduardo Dos Santos, onde a cooperação bilateral esteve de cima da mesa, com destaque para questões militares e económicas. Segundo o ministro angolano das Relações Exteriores,George Chikoti,adiantou que o governo angolano irá ajudar a reabilitar quartéis na Guiné-Bissau, no âmbito da cooperação militar.

De acordo com Chikoti é vontade de Angola acelerar a cooperação no sector da defesa e segurança uma vez que, na qualidade de principal parceira nesta área, deverá reabilitar alguns quartéis para os militares do futuro exército da Guiné-Bissau.

Chikoti disse também, ao fazer o balanço da visita de um dia do primeiro-ministro da Guiné-Bissau a Angola,que a cooperação entre os dois países irá ganhar mais dinamismo a partir de Janeiro do próximo ano, "altura em que uma missão de Angola irá para Bissau para implementar alguns aspectos do intercâmbio económico em aspectos específicos como por exemplo a exploração de bauxite” (consiste no principal minério de alumínio, constituído por uma mistura de óxidos de alumínio hidratado e alterite aluminosa), disse Chikoti.

XS
SM
MD
LG