Links de Acesso

Bispo de Cabinda critica duramente repressão de manifestações


Angols Bispo Cabinda Dom Filomeno de Nascimento Vieira Dias
Angols Bispo Cabinda Dom Filomeno de Nascimento Vieira Dias

"Não se dispara a matar contra uma pessoa desarmada", diz Dom Filomeno Vieira Lopes. UNITA diz que a sua sede em Cabinda foi saqueada.

O Bispo da Diocese de Cabinda, Dom Filomeno de Nascimento Vieira Dias, criticou duramente as medidas policiais tomadas no fim de semana contra manifestantes em vários pontos de Angola e condenou, em particula,r a morte a tiro de um militante da CASA CE em Luanda.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:07 0:00
Faça o Download


O bispo, que falava este domingo para os fiéis católicos no enclave, condenou a detenção de alguns cidadãos e pediu ao governo que faça com urgência uma reforma política do país.

Dom Filomeno Vieira Dias defendeu a participação da igreja em questões políticas, afirmando que “o cristão é um homem espiritual mas isto não significa que vive nas nuvens, fora da realidade”.

Para o Bispo foi “grave o que se passou (no fim de semana) em várias cidades de Angola”.

“Não é com o impedimento da expressão popular que se garante a unidade e a reconciliação nacional,” disse.

“Não se dispara a matar contra uma pessoa desarmada como voltou a acontecer,” acrescentou.

Para o Bispo de Cabinda “a reforma da política é uma urgência” e precisa “atingir o âmago da estrutura do poder e a forma de exercê-lo, tendo como critério básico inspirador a participação popular”.

Em Cabinda, as autoridades impediram também as manifestações convocadas pela UNITA para protestar contra o desaparecimento dos activistas Alves Kamulingue e Isaías Cassule.

Oito membros da UNITA, entre eles o secretário para a informação João Manuel, foram detidos pelas forças de defesa e segurança por organizarem a manifestação.

O secretariado provincial do partido queixou-se, através de um comunicado tornado público, que a sua sede foi invadida e algum material foi saqueado palas forças militares e policiais.
XS
SM
MD
LG