Links de Acesso

BIE está na ONU mas não é Bié


Quem vai ao Congo na sede da ONU nao vai a Kinshsa ou Brazaville
Quem vai ao Congo na sede da ONU nao vai a Kinshsa ou Brazaville

Bié esta dentro da ONU. Não como cidade mas sim como parte da linguagem burocrática da ONU que pode ser confusa mesmo para aqueles que lá tabalham.

Pois neste caso a ONU faz aquilo que sempre faz: ajudar todos os que se possam sentir perdidos no meio de iniciais e termos diplomáticos e essa ajuda funciona com duas armas:

Uma é uma lista de organizacões e organismos ligados à ONU por ordem alfabética e o outro uma espécie de dicionário com todos os termos oficiais usados na ONU

Quando alguém da ONU lhe disser: “Isso não é da minha responsabilidade porque é AGROVOC” está-lhe a dizer que o que está em discussão cabe apenas dentro de todas as áreas de acção da Organização para Agricultrua e Alimentação (Fao)

Se algumas vez ver num documento da ONU a palavra DOALOS isso não se refere a uma doação. É a Divisão para Assuntos do Oceano e da Lei do Mar.

ALADI não tem nada a ver com o Aladin das mil e uma noites. É a Associação para a Integração Latino americana.

Se alguém lhe disser que a AOSIS está muito activa não se está a referir a uma doença mas si à Aliança de Pequenos Estados- Ilha. Assim Cabo Verde, São Tomé e Guine Bissau são AOSIS

Um diplomata com muitos anos da ONU pode também dizer-lhe que uma sua proposta ou uma resolução vai servir apenas para provar “ a Teoria da Bicileta”. Se esse diplomata lhe disser isso esta-lhe a dar más noticias. Neste caso o diplomata está a sugerir que se a iniciativa não fizer progressos rápidos, ... vai caír.

BIE nao se refere à cidade angolana pois Bié a cidade não tem representação propria na sede da ONU. É o Bureau Internacional para Exibições e o dicionário da ONU adverte aqui que BIE não se deve confudiir com IBE .

Com efeito IBE não é BIE. É o International Bureau of Education, Bureau Internacional de Educação que para aumentar a confusão na sigla portuguesa também dá BIE.

CONGO não diz respeito ao país. Se alguém lhe disser na sede da ONU que vai ao Congo não vai visitar os vizinhos de Angola. Vai sim ao Comité de Organizações Não Governamentais enquanto o GUAM não é a ilha do mesmo nome mas a Aliança Política Económica da Ucrânia, Azerbeijão e Moldova.

Se alguém uma vez lhe pedir um encontro ao abrigo da Arria Formula, isso singfica que alguém está a propor um encontro num ambiente “informal e confidencial” em que “nada é anunciado ou gravado”.

Mas na linguagem diplomática da sede da ONU aquele termo que não vem nos dicionários da organizaçao mas é um segredo partilhado por todos é o que diz respeito aos encontros no sétimo comite.

Se alguém na ONU lhe propor um encontro na sala do sétimo comité aceite de imediato. Está-se a referir ao salão dos diplomatas com um bar e com excelentes e bonitas vistas para o rio East River . Claro está que se for convidado para um encontro na sala do sétimo comité não se esqueça de evocar que o encontro deve decorrer ao abrigo da Arria Formula

XS
SM
MD
LG