Links de Acesso

Biden deve anunciar a oferta de mais 500 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 ao mundo


Joe Biden discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas, 21 de Setembro de 2021
Joe Biden discursa na Assembleia Geral das Nações Unidas, 21 de Setembro de 2021

Presidente americano participa hoje numa cimeira sobre a Covid-19, em paralelo com a Assembleia Geral das Nações Unidas

O Presidente dos EUA, Joe Biden, deve anunciar nesta quarta-feira, 22, a compra de mais 500 milhões doses de vacinas contra a Covid-19 para distribuição a países em desenvolvimento no próximo ano.

Este novo pedido junta-se às 500 milhões de doses fabricadas pela Pfizer e BioNTech que já começaram a ser distribuídas.

No total, os Estados Unidos pretendem entregar mil milhões de doses a uma centena de países.

“Para cada dose que aplicamos num braço americano até agora, vamos doar três doses a nível global”, escreveu hoje no Twitter o secretário de Estado, Antony Blinken.

Biden deve fazer o anúncio numa cimeira virtual sobre a Covid-19, a acontecer em paralelo à Assembleia Geral da ONU, que decorre em Nova Iorque.

Espera-se que o Presidente americano reitere o seu empenho em atingir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar pelo menos 70% da população mundial no próximo ano, ao mesmo tempo que deve encorajar outros países ricos a intensificarem os seus esforços na luta contra a pandemia.

O director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em junho que para atingir aquela meta seriam necessárias 11 mil milhões de doses de vacinas.

No seu discurso na terça-feira na ONU, Joe Biden destacou as mais de 160 milhões de doses que os EUA já foram enviadas a mais de 100 países, um total superior às ofertas de todos os demais países do mundo.

XS
SM
MD
LG