Links de Acesso

Bento "Kangamba" detido a caminho da Namíbia, diz PGR


General Bento "Kangamba" é acusado pela PGR de burla por defraudação
General Bento "Kangamba" é acusado pela PGR de burla por defraudação

O general angolano Bento dos Santos "Kangamba" foi detido neste sábado, 29, na província do Cunene, quando tentava fugir para a Namíbia, revelou a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Entretanto, contatada pela VOA, uma fonte próxima da defesa de "Kangamba", que preferiu não se identificar por aguardar falar com o general, disse que "ele não estava em fuga mas a sair de uma província para outra, do Cunene para Namibe".

Comunicado da PGR
Comunicado da PGR

"O mandado de detenção foi executado na província de Cunene, quando o mesmo tentava a fuga para a vizinha República da Namíbia", diz o comunicado do Gabinete de Comunicação e Imprensa da PGR (foto), assinado pelo seu diretor Álvaro da Silva João.

Horas antes, o sub-procurador da PGR, Vanderley Mateus, tinha emitido um mandado de detenção contra "Kangamba" pela "prática do crime de burla por defraudação".

No momento da detenção, ele tinha na sua posse "uma pistola, valores em kwanzas e em rands por contabilizar", acrescenta a PGR.

Entretanto, uma fonte da defesa de Bento "Kangamba", que não quis se identificar por aguardar falar com o general, disse à VOA que "ele não estava em fuga mas a sair de uma província para outra, do Cunene para o Namibe".

Mandado de notificação a Bento Kangamba
Mandado de notificação a Bento Kangamba


A mesma fonte, acrescentou que "Kangamba" foi notificado apenas ontem, 28, pelo Diretor Nacional de Investigação e Ação Penal da PGR, Vanderley Mateus, para comparecer na instituição no próximo dia 5 de Março "a fim de tomar conhecimento da sua constituição em arguido e ser interrogado nessa qualidade" (foto).

Além de general, Bento dos Santos "Kangamba", que é genro do antigo Presidente, é membro do Comité Central do MPLA e durante o consulado de Santos, particularmente nos últimos anos, era responsável pela mobilização do partido em Luanda.

Empresário na área de diamantes, também é dono do clube de futebol Kabuscorp Sport Clube do Palanca.

XS
SM
MD
LG