Links de Acesso

Benguela: trabalhadores de centro de hemodiálise sem salários


Não avançam com greve para não colocar em perigo os pacientes

Os enfermeiros do Centro de Hemodiálise de Benguela estão sem saláriso há seis meses, mas descartam a possibilidade de entrar em greve porque isso colocaria em perigo a vida de 122 pacientes que usam as instalação.

Situação idêntica vive-se no Lobito onde 92 pacientes usam o centro dessa cidade

Benguela: Enfermeiros de hemodialise sem salarios - 2:22
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00

Os trabalhadores, preocupados também com a baixa da qualidade do serviço de limpeza do sangue devido à falta de medicamentos, dizem sentir-se particularmente irritado porque não há qualquer pronunciamento das autoridades competentes.

‘’É difícil trabalhar sem salários, há pessoas que não fizeram nada desde que começou o ano, não temos nenhuma informação”, disse uma das enfermeiras.

“Para nós, mulheres, é mais difícil ainda, os meus filhos já não tomam leite, só a minha família é o meu suporte, mas estamos fartos de bater portas’’, acrescentou.

A paciente Maria Etélica mostrou-se solidária com os trabalhadores afirmando que com esta situação “ninguém fica alegre, e nós é que pagamos”.

O Governo tem de resolver isso, é preciso que as pessoas sintam o que os outros sofrem para ver como é’’, acrescentou.

A VOA não conseguiu obter a versão do presidente do Instituto Angolano do Rim, Jesus Rasgado, parceiro do operador privado que gere as clínicas, que chegou a condicionar os salários e aquisição de fármacos a uma dívida do Ministério da Saúde a rondar os 5,5 mil milhões de kwanzas.

XS
SM
MD
LG