Links de Acesso

Benguela: Polícia recupera veículos desviados ao estado


Viaturas apreendiads pela policia
Viaturas apreendiads pela policia

O administrador do município de Caimbambo, na província angolana de Benguela, é suspeito no caso de desvio de cinco viaturas do Estado, apreendidas pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) nas últimas 48 horas, tendo sido arrolado num de vários processos relativos à recuperação de meios subtraídos das Administrações Municipais.

Administrador de Caimbambo suspeito de desvio de viaturas - 2:03
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:03 0:00

José Cambiete, igualmente primeiro secretário do Comité Municipal do MPLA, fica à espera do parecer do Ministério Público (MP).

Uma das viaturas foi apreendida na província da Huíla, segundo o porta-voz do Serviço de Investigação Criminal em Benguela, Victorino Cotingo, que sublinhou no entanto que até este momento ninguém foi detido.

"No processo existem elementos de prova de que, efectivamente, são meios da Administração de Caimbambo. Neste momento não detivemos ninguém só apreendemos os meios", disse.

"Vamos entregar os meios ao Ministério Público para validação da apreensão, e depois saberemos o destino ( a dar aos veículos)", acrescentou Cotingo.

Um cidadão interrogado pelo SIC, conforme dados disponíveis, assume ter comprado uma Toyota Hilux ao administrador municipal, p um milhão e 250 mil kwanzas, em 2016, mas o sub-Inspector de Investigação Criminal pede prudência.

"São alegações de defesa deste cidadão. Nós precisamos de documentos que comprovem esta compra para juntarmos nos autos", acrescenta o porta-voz.

No único pronunciamento sobre o assunto, à Rádio Benguela, José Cambiete, que luta pela reeleição a primeiro secretário do MPLA, disse estar tranquilo e salientou que vendeu uma viatura abatida ao seu partido.

"Faltava, se calhar, um procedimento da pessoa que comprou no sentido de tratar um compra e venda junto da Viação e Trânsito, uma vez que está em nome do partido", explica o dirigente.

Os processos a cargo do Serviço de Investigação Criminal visam igualmente a recuperação de valores monetários supostamente desviados das Administrações Municipais.

XS
SM
MD
LG