Links de Acesso

Benguela: Cidadãos desconhecem programa de ajuda do Governo e Cáritas lamenta exclusão


Mercado, arredores de Benguela
Mercado, arredores de Benguela

No município de Benguela, na província angolana de mesmo nome, oito de um total de 10 cidadãos ouvidos em zonas urbanas e nas periferias desconhecem o Programa de Transferências Monetárias, quando a Igreja Católica diz ter sido excluída da iniciativa governamental que prevê ajudar um milhão e 800 mil famílias em situação de pobreza em Angola.

Com o ‘’Kwenda’’ já em Diário da República, munícipes consultados pela VOA, muitos com dificuldades no acesso à cesta básica, manifestam total desconhecimento e advertem que 8.500 kwanzas mensais são irrisórios frente ao custo de vida e o número de membros das famílias.

Na luta pelo fortalecimento da proteção social, inicialmente em cinco dos 164 municípios do país, o Governo recebe elogios apenas porque existem famílias sem o mínimo para sobreviver, mas quando se analisa o custo de vida são levantados vários questionamentos.

‘’Nunca ouvi falar, mas é bom porque há pessoas que nada têm para comer. O grande problema é que só um caso de arroz está onze mil, o óleo custa mil Kwanzas, assim como quatro peixes, e as nossas famílias têm filhos e netos. É bom que nos ajudem, mas isso só dá para uns dias’’, dizem cidadãos entrevistados pela VOA.

A Diocese de Benguela, que até chegou a fazer listas de potenciais beneficiários da renda mensal, uma vez envolvida no apoio a famílias carentes por conta da pandemia da covid-19, lamenta que tenha sido esquecida depois de consultada.

Ainda assim, o padre Gabriel Marcos, diretor da Cáritas, diz que a Igreja Católica continua à espera de um sinal das autoridades.

‘Não sei por que carga de águas nunca mais fomos chamados, vamos esperar pela reacção’’, salienta o padre.

Contactado pela VOA, o Gabinete Provincial da Família e da Ação Social diz que à frente do processo de preparação está o Fundo de Apoio Social (FAS).

O FAS responde, por seu turno, que está apenas a prestar assessoria tecnológica para a identificação das famílias em situação de pobreza e que se trata de um projeto daquele departamento ministerial.

XS
SM
MD
LG