Links de Acesso

Banco Mundial revê crescimento em baixa para Moçambique e em alta para Angola


Vendedoras em Moatize, Moçambique
Vendedoras em Moatize, Moçambique

A estimativa de expansão económica na África subsaariana é de 3,2%.

O Banco Mundial (BM) fez uma forte revisão em baixa da previsão de crescimento económico em Moçambique este ano para 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB), o que significa um corte de 2,9 pontos percentuais face às previsões de junho.

No seu relatório sobre Perspetivas Económicas Globais, o BM reviu em alta a previsão de crescimento de Angola para 2018, antecipando uma expansão económica de 0,7 ponto maior do que a estimada em Junho, para 1,6% do PIB.

Especialistas dizem que Moçambique cresceu 3,1 por cento no ano passado, enquanto em 2018 o crescimento poderá chegar a 3,2 por cento e 3,4 por cento nos dois anos seguintes.

Angola cresce...

Quanto à Angola, o BM reviu em alta a previsão de crescimento para 2018, com uma expansão económica 0,7 ponto maior do que a estimada em Junho, para 1,6% do PIB.

"O crescimento em Angola deve aumentar para 1,6% em 2018, com uma transição política de sucesso a melhorar a possibilidade de reformas que melhorem o ambiente de negócios", lê-se no documento que também prevê uma recuperação da África Subsaariana.

O BM diz que a recuperação modesta na África subsaariana é apoiada por uma melhoria de preços das matérias-primas.

No entanto, diz o BM, “apesar do crescimento económico ter aumentado em Angola, Nigéria e na África do Sul, as três maiores economias da região, a expansão continua baixa".

A estimativa de expansão económica na região é de 3,2%.

O BM detalha que o crescimento não implica o abrandamento do ritmo das reformas necessárias para explorar o potencial do continente.

XS
SM
MD
LG