Links de Acesso

Ban apela à afluência na segunda volta das presidenciais guineenses


Ban Ki-moon
Ban Ki-moon

Até esta sexta-feira, decorre a campanha eleitoral para eleger o novo presidente guineense entre os candidatos José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam

O secretário-geral da ONU lançou um apelo urgente ao povo da Guiné-Bissau com vista a "afluir em grande número" para votar no candidato preferido na segunda volta das eleições presidenciais, a 18 de Maio.

O pedido consta no mais recente relatório de Ban Ki-moon ao Conselho de Segurança, no qual incentiva os guineenses a exercer "a moderação e a calma demonstradas no processo eleitoral até ao momento."

Campanha Eleitoral

Até esta sexta-feira, decorre a campanha eleitoral para eleger o novo presidente guineense entre os candidatos José Mário Vaz e Nuno Gomes Nabiam.
A votação vai marcar o culminar do processo iniciado a 13 de Abril. A primeira volta decorreu em simultâneo com as legislativas vencidas pelo partido PAIGC.

O relatório destaca que após a conclusão do processo eleitoral, será fundamental que o governo recém-eleito na Guiné-Bissau traga "benefícios tangíveis" com reflexo imediato na vida dos cidadãos.

Apoio Urgente

Ban realça, entretanto, que o novo Executivo vai precisar de apoio orçamental urgente para que tal objetivo seja alcançado.

Entre as prioridades apontadas pelo chefe da ONU, estão a garantia do funcionamento das instituições do Estado, a prestação de serviços públicos e a prevenção do novo agravamento da situação socioeconómica.

Doadores

Para Ban, o Governo guineense deve concordar em metas imediatas, a médio prazo, para estabilizar o país e preparar-se para uma conferência de doadores em cooperação com os parceiros de desenvolvimento.

Para comunidade internacional, pediu esforços para atender às necessidades urgentes dos guineenses. Para o secretário-garal, deve ser prometida e cumprida a ajuda financeira para as prioridades da Guiné-Bissau.

Esta semana, o presidente da Comissão das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, PBC, e embaixador do Brasil junto da ONU disse que o evento deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.
XS
SM
MD
LG