Links de Acesso

Autoridades portuguesas detêm mulher proveniente da Guiné-Bissau com 11 crianças


Balcões da TAP no aeroporto de Lisboa, Portugal
Balcões da TAP no aeroporto de Lisboa, Portugal

Dez crianças foram entregues em segurança a familiares que se encontravam em Portugal e a outra menor encaminhada para uma casa abrigo, enquanto a senhora será entregue à justiça.

Uma mulher, que viajou de Bissau para Lisboa, acompanhada de 11 crianças, foi detida no sábado, 23, no aeroporto da capital portuguesa por suspeita de crime de tráfico de pessoas e será entregue na segunda-feira, 24, à justiça para eventuais medidas de coação.

A informação foi avançada num comunicado divulgado neste domingo, 24, pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal e citado na imprensa lusa.

"A suspeita viajava acompanhada de 11 crianças, alegando ser mãe de uma delas e para a qual apresentou às autoridades de fronteira um documento alheio, pertencente à sua verdadeira filha, com a qual apresentava semelhanças fisionómicas", lê-se no comunicado, que diz haver "fortes indícios" da prática do crime de tráfico de seres humanos, auxílio à migração ilegal e uso de documento de viagem alheio".

A mesma fonte acrescenta que 10 crianças "foram entregues em segurança a familiares que se encontravam" em Portugal, enquanto "a outra menor foi devidamente acompanhada por uma equipa multidisciplinar, especialmente vocacionada para casos de tráfico de seres humanos e, posteriormente, encaminhada para uma casa abrigo, destinada ao acolhimento de crianças e jovens suspeitas de terem sido vítimas deste crime".

As autoridades portuguesas apreenderam também dois documentos de viagem, cartões de embarque e uma autorização de viagem internacional.

A passageira, cujo nome não foi divulgado, será presente na segunda-feira, 24, à justiça para eventuais medidas de coação, enquanto aguarda o julgamento do caso.

Fórum

XS
SM
MD
LG