Links de Acesso

Autoridades moçambicanas detêm dois estrangeiros ligados aos ataques em Cabo Delgado


Acusados de ataques em Cabo Delgado
Acusados de ataques em Cabo Delgado

Anúncio foi feito pelo ministro di Interior

O ministro do Interior de Moçambique, Jaime Basílio Monteiro, anunciou nesta quarta-feira, 26, a detenção de dois cidadãos estrangeiros, um tanzaniano e um sul-africano, alegadamente por seu envolvimento nos ataques que há mais de um ano têm atingido aldeias da província de Cabo Delgado.

Os dois cidadãos estrangeiros são tidos como estando ligados à estrutura de apoio logístico aos insurgentes que têm causado pânico naquela região do país.

Em declarações à Televisão Pública de Moçambique sobre as detenções, Basílio Monteiro negou “tratarem-se de terroristas”, mas admitiu, porém, que os mesmo estão ligados ao crime organizado que têm protagonizado ataques em Moçambique e em alguns países vizinhos como Tanzânia e Quénia.

Refira-se que decorre em Pemba o julgamento de cerca de 100 cidadãos detidos em conexão com os ataques.

Devido ao elevado número de envolvidos no caso e que poderão ser condenados, as autoridades de justiça d estão a preparar a Cadeia Provincial de Nampula para acolher os condenados neste caso.

Esta unidade penitenciara acaba de receber uma força especial em combates a motins para poder garantir a segurança máxima destes e outros detidos.

XS
SM
MD
LG