Links de Acesso

Autoridades lutam contra a pólio em Malanje


As autoridades sanitárias angolanas em Malanje levaram uma segunda campanha de vacinação contra a pólio nos municípios do Quela e Kambundi-Katembo por na primeira fase não terem atingido os números requeridos pela organização Mundial de Saúde.

Os municípios fazem fronteira com as províncias da Lunda-Norte e Kwanza-sul que registaram casos do vírus este ano da pólio este ano

O supervisor provincial do Programa Alarado de Vacinação de Malanje, Frederico Muatchimbau, disse, que as duas localidades consideradas endémicas não atingiram os níveis estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde para a erradicação da patologia durante a primeira fase de reforço, o que levou à realização de uma segunda fase em todos os municípios de risco.

Frederico Muatchimbau
Frederico Muatchimbau

"O objectivo da campanha é atingir 95 por cento de cobertura, então, nos seis municípios só quatro municípios que atingiram a cobertura, e esses dois não atingiram", disse exemplificando que “no Quela, que faz fronteira com Xá-Muteba que tem o surto só atingiu 91 por cento (...), e o Kambundi-Katembo só atingiu 94 por cento”.

“Então, houve a necessidade de repetirmos a campanha de vacinação contra a poliomielite", acrescentou

Em Kambundi-Katembo foram vacinadas na segunda fase 10.243 crianças correspondente a 98 por cento, enquanto no Quela, segundo o Muatchimbau os vacinadores imunizaram 5.062 crianças, na ordem de 107 por cento de cobertura.

O PAV distribuiu 197.720 doses de vacinas e contou com 502 vacinadores e 38 coordenadores, que percorreram em 121 bairros dos municípios do Quela, Kambundi-Katembo, Malanje, Cunda-Dia-Base, Mucari e .Cangandala.

Entretanto, o município de Kimbele, província do Uíge que faz fronteira com Massango em Malanje há relatos de casos de pólio do tipo dois o queleva as autoridades locais a preparar uma ofensiva para os municípios da região norte da província.

"Vão ser os municípios de Cacuso, Calandula, Massango, Marimba, Cahombo e Kiwaba-Nzoji,”, disse osupervisor do provincial do Programa Alargado de Vacinação de Malanje, Frederico Muatchimbau.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG