Links de Acesso

Autoridades da Huíla reforçam controlo contra coronavírus


As autoridades sanitárias da província angolana da Huíla estão em alerta máximo face ao alastramento do novo coronavírus pelo mundo e começou a implementar um conjunto de medidas de prevenção e contenção.

Nos principais pontos de entrada e saída da capital Lubango foram colocados um total de 10 equipas multissectoriais de vigilância munidas de meios para detetar possíveis casos suspeitos da doença.

O Aeroporto Internacional do Lubango e as bases das empresas transportadoras de passageiros por meios terrestres são o foco dos responsáveis sanitárias da região, com controlo dos passageiros e muita informação sobre as medidas preventivas.

Até ao momento, a diretora municipal da Saúde do Lubango, Judite Santos, já passaram pelo controlo das equipas sanitárias mais de 14 mil pessoas, sem nenhum caso suspeito detectado.

“Fazemos o controlo de temperatura. temos nos principais pontos termómetros infra-vermelhos laser que nos permite controlar em pouco tempo muitas pessoas de forma segura e em termos de higiene com segurança. Os postos foram montados no dia 31 de Janeiro e estamos com mais de 14 mil pessoas vistas, mas posso aqui dizer graças a Deus ainda não tivemos nenhum caso que merecesse preocupação”, revelou Santos .

A mais recente actualização do Covid-19, nome científico da doença, aponta para 2.004 mortes pela infeção na China em mais de 77 mil casos e quatro óbitos fora do gigante asiático.

O primeiro caso do novo coronavírus em África foi detetado no Egipto.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG