Links de Acesso

Autoridade tradicional lamenta falta de progressos em melhorar condições das populações de Malanje


Soberano do reino do Ndongo Buba Nvula Dala Mana “Cabombo”

O soberano do Reino do Ndongo, Buba Nvula Dala Mana “Cabombo”, lamentou a falta de progressos na melhoria das condições sociais das populações em Malanje.

Rei do Ndondo lamenta situação social das populações de Malanje -2:34
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:34 0:00

O monarca esteve recentemente na sede do Reino do Bailundo ao encontro do seu homólogo Ekuikui V na ombala mbalundu.

O soberano mencionou especificamente a falta de água e electricidade.

“A preocupação de água na província de Malanje levou sua majestade a visitar o rei do Bailundo e aí encontrou uma diferença em relação a água,”, disse, acrescentando “só dentro da sede da província de Malanje é que tem água, os bairros que a circundam não têm água, não falado dos municípios.

“ A luz na província de Malanje no seu geral é a mesma situação”, acrescentou.

Mukulu-Ya-Ngola é a sede do Reino do Ndongo em Malanje, na comuna Dala Samba, Município de Cahombo, a mais de 100 quilómetros de Marimba não tem estrada e os 2 postos de saúde encerraram por falta de enfermeiros.

“O Presidente da República prometeu fazer tudo que a população precisa, se promete algo para fazer tem que fazer para que a população fique satisfeita", disse.

"O povo está à espera da promessa que o presidente da República, que fazendo fica bem para a população, não fazendo não fica bem para a população”, disse.

“ (Temos) um posto médico na comuna de Dala Samba, temos um posto médico no próprio sector onde está a dinastia do Reino do Ndongo, neste preciso momento os enfermeiros que lá estavam, estavam no sistema de contrato e a Administração não tem condições de pagar esses homens, e retiraram esses homens agora esses postos estão fechados”, lamentou.

O rei Cabombo, com 96 anos de idade lamentou o fraco interesse das autoridades angolanas em conservar o local onde jazem os restos mortais dos reis Ngola Kiluanje e Ginga Mbande.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG