Links de Acesso

Autonomia do poder judicial é essencial no combate à corrupção - Juristas


Jurista Jose Faria (ao centro) foto de arquivo

No combate à corrupção a luta pela autonomia do poder judicial assume importância vital , disseram dois juristas em Benguela.

Luta contra a corrupção vista de Benguela - 1:17
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:17 0:00


A Veneranda Juíza do Tribunal Supremo, Teresa Borges assume que é um grande desafio a luta pela autonomia do poder judicial num contexto de reformas.

“É uma tarefa muito interessante, a autonomia administrativa, financeira e patrimonia e estamos a trabalhar para isso’’, garante a Veneranda Juíza para quem há vontade politica para se garantir essa independência

Sobre este assunto, José Faria, do conhecido escritório de advogados Sérgio Raimundo, está preocupado com o factor transparência.

“É a tal coisa … quando estiver em causa uma figura política, a razoabilidade da sua decisão pode não ser transparente’’,disse o juristaa abordar a questão da falta de autonomia dos tribunais.

A coordenadora para a implementação da reforma judiciária, Maria Teresa Borges, que esteve em Benguela no futuro Tribunal da Relação, vê um país em degradação por conta da corrupção e diz que o combate não é feito em vários campos.

‘’Acho que o combate à corrupção é de todos, não é só do poder judicial. Todos nós temos a nossa quota de responsabilidade na erradicação deste mal que destrói o país’’, disse a magistrada.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG