Links de Acesso

Autarquias não significam desenvolvimento, avisa jurista angolano


Não há garantias que autarquias eleitas levem necessariamente ao desenvolvimento local, avisou um jurista angolano.

Não há garantia que autarquias levem oao desenvolvimento - 19:23
please wait

No media source currently available

0:00 0:19:23 0:00

O aviso surge numa altura em que partidos políticos e mesmo muitos analistas afirmam que as eleições autárquicas ao elegerem e responsabilizarem representantes a nível local irão resultar no desenvolvimento.

Mas o jurista António Ventura entende que não existe uma relação de causa-efeito entre as autarquias e o desenvolvimento local.

Isto na sua opinião dependerá das habilidades de gestão e administração dos presidentes das câmaras municipais ou dos representantes da Assembleia que vão exercer os seus poderes

As autonomias serão apenas factores de desenvolvimento caso haja um controlo social, político e económico dos cidadãos membros das autarquias e por outro lado caso os presidentes das câmaras municipais e membros das Assembleias exercerem os seus poderes para darem respostas as questões de desenvolvimento local, tais como saneamento básico, água potável, energia eléctrica, saúde, educação entre outros.

O Jurista da AJPD-Associação Justiça, Paz e Democracia advoga por outro lado que as autarquias devem ter como prioridades as respostas ao desenvolvimento social e as necessidades básicas dos cidadãos.

“As autarquias têm que ter capacidade de dar resposta às necessidades mais prementes dos cidadãos”, disse.

É na necessidade de satisfação dos problemas básicos da população em que reside a preocupação do Politólogo Olívio Kilumbo para quem Angola precisa discutir mais e fazer a população perceber melhor a sua participação no poder local para o desenvolvimento dos municípios, através de uma gestão participativa de cada cidadão.

Com as autarquias, disse, Angola terá “uma nova forma de gestão pública”.

“Haverá uma gestão participativa dos cidadãos e a elite local, como elementos muito importantes, vão criar dinâmicas locais económica, política e social”, afirmou Kilumbo para quem “isso fará com que os jovens possam participar periodicamente e activamente na vida pública”.

A par das questões políticas, económicas o factor social é fundamental na concretização das autonomias. É sobre este aspecto que em particular que o Jurista António Ventura assenta a ideia segundo a qual a distribuição equitativa dos rendimentos e um poder judicial forte poderão fazer das autarquias um elemento fundamental de concretização da justiça social.

“Neste aspecto da justiça social estamos a nos referir obviamente à justa distribuição dos rendimentos que se deve direcionar à melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

Os cidadãos estão cada vez seguros de que com as autarquias mudanças para melhor deverão ocorrer a nível das administrações locais.

Michel Francisco Fanji, cidadão do município do Cazenga aponta três sectores prioritários: A segurança ambiental, a educação e a saúde.

“A segurança ambiental tem a ver com a poluição que pode ser química, física e biológica”, disse.

“Temos muitos problemas de poluição, água residuais, muito lixo, substâncias químicas produzidas que não são controladas isto acaba por resultar em má qualidade de vida das pessoas”, acrescentou

A necessidade de melhoria dos problemas ligados à educação, saúde, segurança, iluminação pública, consumo de água potável, problemas ambientais até culturais movimentam no município do Cazenga em Luanda alguns cidadãos.

XS
SM
MD
LG