Links de Acesso

Instalação das autarquias anima debate sobre desenvolvimento do Sul de Angola


Angola Fernando Pacheco (esquerda) do Observatorio Politico e Social de Angola (OPSA) e Berlarmino Jelembi director da ADRA (à direita)
Angola Fernando Pacheco (esquerda) do Observatorio Politico e Social de Angola (OPSA) e Berlarmino Jelembi director da ADRA (à direita)

Debate animado aconteceu no Lubango

Organizações da sociedade civil, administradores municipais, entidades religiosas e outras debateram no Lubango na quarta-feira, 26, a instalação das autarquias e desafios do desenvolvimento no Sul de Angola.

Huambo debate autarquicas e economia - 2:10
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:10 0:00

O encontro promovido pela Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente, (ADRA), visa buscar contribuições a volta deste modelo de governação que Angola pondera experimentar na presente legislatura.

Numa altura em que já se começa a questionar sobre como o país vai avançar para desafio, o director-geral da ADRA, Belarmino Jelembi, entende que é chegado o tempo de se aprofundar as discussões à volta dos critérios que vão definir as autarquias no país.

Participantes no debate em Lubango
Participantes no debate em Lubango

Fernando Pacheco, um dos animadores do debate, alertou que a autarquia é um passo importante para desencadear o desenvolvimento de Angola.

Para o também responsável do Observatório Político e Social de Angola, (OPSA), o desenvolvimento deve passar pela contribuição de cada um ao seu nível.

“No país, continuamos a ouvir muitas vezes dizer o comboio vai levar desenvolvimento a Menongue. Continuamos a ouvir que da mesma maneira que José Eduardo dos Santos nos trouxe a paz, João Lourenço vai nos trazer desenvolvimento. Isto não faz sentido. João Lourenço por muito boas ideias que tem ele vão vai trazer desenvolvimento! Ele pode criar o ambiente que permite o desenvolvimento. São duas coisas completamente diferentes. Desenvolvimento para nós é um processo de transformações onde o cidadão ou o povo está no centro e um cidadão para além de João Lourenço vai para além de qualquer de qualquer uma das pessoas presentes aqui nesta sala”, defendeu Pacheco.

O debate procurou centrar-se nos diversos caminhos para o desenvolvimento do sul do país que, entre outros, enfrenta o forte desafio do combate à seca.

XS
SM
MD
LG