Links de Acesso

Aumento de casos de Covid-19 causa alarme no Namibe


Archer Mangueira, governador do Namibe

Mortes por HIV-SIDA também aumentam na província angolana

Face a um súbito aumento de casos de Covid-19 no Namibe que coloca a província como o segundo centro da doença em Angola, o governador da província, Archer Mangueira, disse ser necessário intensificar as medidas de prevenção e combate ao surto.

Governador quer resposta rápida ao aumento de COVID n Namibe – 3:02
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:08 0:00

Na passada terça-feira, o Namibe registou 81 novos casos positivos de Covid-19, a seguir a Luanda com 113 casos.

Na semana passada, registaram-se cinco óbitos devido à doença.

Em declarações à imprensa, na quarta-feira, 25 o governador Archer Mangueira disse estar preocupado com o aumento de novos de casos de Covid-19 no Namibe e apelou “a toda comunidade namibense, particularmente aos jovens, para se manterem firmes no cumprimento rigoroso das recomendações do Ministério da Saúde em relação à prevenção a esta pandemia".

Para contenção da propagação da pandemia definiu três pilares: "aumentar o nível de testagem para termos a dimensão real do vírus, contamos com o apoio do Ministério da Saúde para que tenhamos uma maior capacidade de testagem; aumentar também a nossa capacidade de resposta rápida aos casos positivos de Covid-19 e temos estados a contar com a formação dos nossos técnicos, particularmente enfermeiros; aumentar a velocidade de vacinação".

Para Mangueira, são essas as principais medidas para "estancar a expansão da pandemia na nossa província do Namibe".

Antes, o director do Gabinete Provincial do Namibe de Saúde, Miguel Pedro Ferreira “Coríntios”, havia afirmado ter apresentado a mesma preocupação aos membros do Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades realizada nos últimos dias na cidade do Namibe.

Miguel Pedro Ferreira "corintios"
Miguel Pedro Ferreira "corintios"

"Preocupa-nos o aumento significativo de casos de Covid-19 a nível da província e o grau de letalidade que nós conseguimos constatar nos últimos tempos, daí, o nosso apelo aos conselheiros para que possam replicar (junto da) nossa comunidade o nível de consciência e de controlo na Província", disse o responsável.

Mortes por SIDA também aumentam

Por outro lado, a província do Namibe registou igualmente 25 óbitos por HIV/SIDA nos primeiros seis meses do ano em curso, dos 4.750 pacientes, disse Miguel "Coríntios".

Mortes por SIDA aumentam no Namibe - 1:06
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:06 0:00

"No primeiro semestre de 2020, tivemos 17 óbitos e em 2021, no mesmo período tivemos 25 óbitos”, disse, alertando para o aumento de envolvimento de menores em prostituição.

Miguel "Coríntios" alertou que "o índice de promiscuidade tende a aumentar" e por isso afirmou ser "necessário que os encarregados redobrem os esforços na educação sexual dos educandos".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG