Links de Acesso

Aumentam pressões para novo encontro entre Nyusi e Dhlakama


Afonso Dhlakama e Filipe Nyusi
Afonso Dhlakama e Filipe Nyusi

Afonso Dklakama pronuncia-se amanhã sobre projecto de governação nas províncias.

Em Moçambique, o líder da Renamo Afonso Dhlakama realiza amanhã, terça-feira 19, um comício popular na cidade portuária de Nacala, na província de Nampula, durante o qual falará do seu projecto de governação nas seis províncias, onde obteve o maior número de votos nas eleições gerais de 2014.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:41 0:00
Faça o Download

No comício aguardado com enorme expectativa, Afonso Dhlakama deverá falar do processo de capacitação dos quadros da Renamo que, eventualmente, irão assumir diferentes cargos nas seis províncias.

Dhlakama disse no passado sábado, durante um comício no distrito de Memba, também em Nampula, que será obrigado a governar à força nas seis províncias onde diz ter ganho nas últimas eleições, na sequência da reprovação do projecto de lei sobre a criação das autarquias províncias pela Assembleia da República.

Quando falta menos de mês e meio dos dois que o líder da Renamo deu ao partido Frelimo para orientar a sua bancada parlamentar a voltar atrás no posicionamento dado ao projecto, Dhlakama reiterou o que vem dizendo desde o chumbo parlamentar.

Entretanto, aumenta a pressão sobre o Presidente da República Filipe Nyusi e o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para que se reúnam, no sentido de se encontrar uma solução para a situação de tensão política em que o país se encontra mergulhado, dado o fracasso das negociaçoes, actualmente em curso no Centro de Conferencias Joaquim Chissano, em Maputo.

Alguns analistas afirmam que o diálogo político é uma farsa e serve apenas para entreter as pessoas.

XS
SM
MD
LG