Links de Acesso

Aumenta o tom entre UNITA e MPLA na Huíla


Acusações sobre aliciamento de militantes em ano pré-eleitoral.

A UNITA acusa o MPLA de ter iniciado na província angolana da Huila uma “vergonhosa campanha de aliciamento” dos seus militantes face às eleições 2017.

Militantes da UNITA presos na Huíla - 2:15
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00

Alcibíades Kopumi, secretário provincial daquele partido na oposição, disse que para materializar “esta campanha desesperada”, o MPLA enviou a Huíla o ex-governador do Cuando Cubango e antigo militar da UNITA, general João Baptista Tchindandi, actualmente ao serviço da Casa Militar do Presidente da República.

“De um tempo a esta parte equipas da casa de segurança do Presidente da República vulgarmente conhecidas pela sua anterior designação de casa militar, coordenadas pelo famigerado general João Baptista Tchindandi e o seu operacional Lis Imango Cassela com o beneplácito das autoridades administrativas e policiais locais têm levado a cabo sem sucesso esta actividade criminosa nos municípios da Matala da Jamba mineira do Chipindo, Caconda, Caluquembe e Chicomba”, denuncia Kopumi.

A “acção fracassada” de aliciamento dos seus militantes protagonizada por este grupo em Caconda, já terá resultado, segundo a UNITA, na detenção de sete elementos incluindo o seu secretário municipal.

“Neste momento em que vos falo sete dos nossos companheiros, incluindo o nosso secretário municipal, que nem esteve no local onde decorreu o incidente, encontram-se injustamente em prisão preventiva na comarca da Huíla”, concluiu

O MPLA na Huíla recusa as acusações da UNITA e, na voz do deputado, Alfredo Berner, diz que esta é uma velha táctica da oposição.

“Eu não sei com quê o MPLA vai aliciar. Se temos dificuldade para sustentarmos a nossa campanha onde é que vamos tirar algo para corromper ou aliciar as pessoas, prometendo nomeações! A oposição não podia fazer outra coisa nós já estamos habituados a isto””, responde Berner.

Aumenta temperatura entre UNITA e MPLA na Huíla já em ambiente de pré-campanha eleitoral.

A sua Opinião

Mostrar Comentários

XS
SM
MD
LG