Links de Acesso

Aumenta negócio de falsificação de documentos em Luanda


Luanda
Luanda

Há quem diz que a polícia sabe mas não faz nada.

No início do ano, devido à procura de empregos e matrículas nas escolas, vários cidadãos procuram os serviços administrativos para tirarem os documentos, mas quando não os conseguem, recorrem a vias ilegais.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:15 0:00
Faça o Download

No Pau Grande, no município do Cazenga, por exemplo, consegue-se atestado médico, registo criminal, cartão de vacina, passaportes, certificados de habilitações entre outros documentos, todos ilegais.

Em frente ao posto de saúde do Zango 2 foi criado um piquete dentro de um quintal para emitir atestados médicos e cartões de vacinas falsos por apenas mil kwanzas. Esta prática já é do conhecimento da direcção do hospital.

A VOA falou ao telefone com um jovem que é apenas identificado por Bisnante, que conhece a prática de documentos falsos no Pau Grande e conta como tudo acontece: “A policia vê que estão trabalhar normalmente e não lhes diz nada. É tipo algo legal e ilegal eles ficam no pau grande,” disse.

Já o professor Agatangilo Eduardo, da comissão técnica das inscrições para vagas na Universidade Agostinho Neto desincentiva, diz que a entidade tem métodos para descobrir os documentos falsos. “A univiversidade tem mecanismos para descobrir e quem for apanhado será entregue à policia e dentro da universidade os órgãos compententes deverão agir”, disse

De recordar que em Luanda, em quase todas administrações, encontram-se pessoas que se oferecem para ajudar as pessoas a obterem os documentos devido à burocracia existente, mas acabam por emitir documentos falsos.

XS
SM
MD
LG