Links de Acesso

Ataques do Estado Islâmico aumentam em Moçambique


Mulheres, Palma, Cabo Delgado, Moçambique
Mulheres, Palma, Cabo Delgado, Moçambique

Violência deslocou mais de cem mil pessoas em Cabo Delgado. "África é um continente pronto para a expansão do EI".

Militantes afiliados ao grupo terrorista do Estado Islâmico (EI) aumentaram os seus ataques nas últimas semanas, contra forças de segurança e civis na inquieta região norte de Moçambique.

Durante esta semana, o EI anunciou através de sua Agência de Notícias Amaq que a sua afiliada na África Central havia morto nove soldados do exército moçambicano na província de Cabo Delgado.

As notícias locais também relataram confrontos entre forças de segurança moçambicanas e insurgentes islâmicos perto de uma vila na região de maioria muçulmana.

Desde 2017, militantes islâmicos realizam ataques mortais contra militares e residentes locais em Cabo Delgado, matando centenas de pessoas e deslocando milhares de outras.

Mas funcionários da ONU dizem que houve um aumento dramático desses ataques nos últimos meses.

"Grupos armados têm como alvo aleatório aldeias locais e aterrorizam a população local. Temos relatos de decapitações, sequestros e desaparecimentos de mulheres e crianças", disse Andrej Mahecic, porta-voz da agência de refugiados da ONU (ACNUR), durante uma recente conferência de imprensa: "Os ataques agora se espalharam por nove dos 16 distritos de Cabo Delgado."

No total, segundo a ONU, pelo menos 28 ataques foram realizados em Cabo Delgado desde o início do ano.

A violência deslocou mais de cem mil pessoas em toda a província, disse o ACNUR.

Cabo Delgado afetado por guerra, violência e exploração mineira ilegal
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00


Presença do EI

Vários grupos militantes radicais têm atuado em Cabo Delgado nos últimos anos, incluindo Ansar al-Sunna, responsável por dezenas de ataques terroristas contra civis e forças do governo no norte de Moçambique.

O grupo é conhecido localmente como al-Shabab e também passa por Ahlu al-Sunna e Swahili Sunna. Com ligações com o EI, pouco se sabe sobre Ansar al-Sunna e os seus objetivos políticos.

Em abril de 2019, o EI declarou a sua chamada Província da África Central, conhecida como ISCAP. Os ataques atribuídos à sua filial da Província da África Central foram limitados a Moçambique e à República Democrática do Congo.

Especialistas dizem que depois de perder todo o território que já ocupou no Iraque e na Síria, o EI parece estar a mudando sua estratégia e se concentrando em grupos militantes locais na África e em outros lugares que prometeram lealdade ao grupo terrorista.

Em março de 2019, o EI foi declarado derrotado depois que as forças apoiadas pelos EUA na Síria capturaram o último reduto sob o controle do grupo.

Colin Clarke, um membro sénior do Soufan Center, um grupo de pesquisa com sede em Nova Iorque, disse que, desde então, o EI vem tentando reconstruir as suas redes e aumentar o seu ritmo operacional.

"Os militantes do EI continuarão a procurar estados fracos com forças de segurança inferiores, e África é um continente pronto para a expansão do EI", disse ele.

"O EI pode ver Cabo Delgado como uma plataforma de lançamento a partir da qual se espalhará pelo resto da África subsaariana", disse Clarke à VOA.

Filipe Nyusi em Pemba diz que insurgentes usam Islão para enganar os menos atentos
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:17 0:00

Sem controle direto

Outros especialistas, no entanto, acreditam que a liderança central do EI não tem controle direto sobre suas afiliadas africanas, incluindo a Ansar al-Sunna.

"O tipo mais forte de ligação entre os dois grupos é o fato de o Estado Islâmico reivindicar ataques cometidos por al-Sunna, e al-Sunna aparentemente fornece aos vários canais de media do Estado Islâmico imagens e vídeos dos seus ataques realizados contra as forças armadas de Moçambique", disse Ryan Cummings, diretor da Signal Risk, uma empresa de gestão de riscos de segurança com sede na Cidade do Cabo, na África do Sul.

E embora sua afiliada local também tenha atingido civis, muitos dos quais muçulmanos, o EI não assumiu necessariamente a responsabilidade por todos os ataques de extremistas realizados no norte de Moçambique.

"O Estado Islâmico é bastante discriminante em termos dos ataques que alega", disse Cummings à VOA, acrescentando que "o que parece limitar as suas reivindicações é a violência contra interesses militares".

Levantamento dos EUA

Os Estados Unidos recentemente sinalizaram uma possível retirada de tropas de partes da África, particularmente da região do Sahel. Os EUA têm entre 6.000 e 7.000 soldados na África, estacionados principalmente na África Ocidental.

A possível redução de tropas americanas na África é parte de uma revisão mundial do Pentágono, que está procurando maneiras de estreitar o foco na China e na Rússia.

Tal medida poderia encorajar grupos como o EI a expandir as suas atividades terroristas no continente, disseram especialistas.

"É provável que o EI perceba que certos países africanos estão bem abaixo da lista de prioridades dos EUA, e é improvável que ataques nesses países gerem uma resposta americana a todo vapor", disse Clarke.

"Consequentemente, o EI pode buscar espaços não-governados e expandir a sua rede a baixo custo, enquanto prepara as bases para operações futuras", acrescentou.

Mas oficiais militares dos EUA dizem que Washington continuará a apoiar os governos africanos nos seus esforços para garantir e estabilizar os seus países.

"Estamos focados no papéis que os chefes e líderes seniores das forças terrestres da África têm no desenvolvimento de instituições do sistema de defesa treinadas e capazes de respeitar as leis e os direitos humanos, contribuindo para maior segurança e estabilidade no continente africano ", disse Roger Cloutier, comandante-geral do Exército dos EUA para África.

Cloutier garantiu aos seus colegas africanos durante uma cimeira na semana passada na Etiópia que os EUA não os abandonariam.

"A revisão está focada em garantir que os recursos que temos em África estejam alinhados com a estratégia de defesa nacional", disse ele. "Estamos a tentar garantir que somos eficientes com os nossos recursos e não estamos a duplicar esforços, e o que quer que se esteja a fazer no continente africano é complementar.

"Então, o resultado final é que os Estados Unidos não se estão a faltar de África. Estamos comprometidos e continuamos noivos", disse Cloutier.

Escrito por Sirwan Kajjo, com contribuição de Ana Guedes em Washington DC e Mohammed Yusuf na Nigéria

XS
SM
MD
LG