Links de Acesso

"Ataques" de Tchizé dos Santos antes do Congresso do MPLA provocam leituras em Luanda


Deputada está fora da reunião magna dos camaradas que começa no dia 15
Deputada está fora da reunião magna dos camaradas que começa no dia 15

Analistas angolanos não colocam de lado mais “ataques” entre as alas afectas a José Eduardo dos Santos e João Lourenço no seio do MPLA, partido no poder em Angola, mas admitem, também, que não devem colocar em causa nem o partido nem o Presidente da Repúbica.

Na sexta-feira, 7, a deputada do MPLA Welwitschia dos Santos “Tchizé” acusou o Comité Central do partido no poder de golpe baixo e de estar a fazer tudo para afastá-la do congresso porque os dirigentes “têm medo” dela.

Guerra entre familia dos Santos e João Lourenço vai intensificar-se, dizem analistas - 2:54
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:54 0:00

“Eu sou, talvez, a única militante com coragem para ir ao congresso e por em causa e impugnar isso que está a ser proposto e estão a fazer um golpe baixo para eu não ir ao congresso”, afirmou a filha de José Eduardo dos Santos, ao reagir à decisão tomada no mesmo dia pelo Comité Central, de lhe suspender do órgão e de lhe abrir um processo disciplinar.

O consultor jurídico e coordenador da Plataforma para a Cidadania, Walter Ferreira, considera que a briga entre João Lourenço e a Tchizé dos Santos “não vai por em causa o futuro do MPLA, nem mesmo a governação de João Lourenço”.

Por seu lado, o politólogo Rui Kandove diz que a suspensão vem mostrar um claro braço-de-ferro entre João Lourenço e a família Dos Santos.

“Depois do congresso, quando tudo ficar claro, certamente os ataques àgovernação podem intensificar-se”, adverte.

Kandove admite que, num eleitorado cuja maior possui entre 18 e 40 anos,com estes “ataques” Tchize dos Santos pode conseguir apoios à sua luta.

XS
SM
MD
LG