Links de Acesso

Ataques de insurgentes criam mais deslocados no norte de Moçambique


Mulheres de Palma, Cabo Delgado, Moçambique
Mulheres de Palma, Cabo Delgado, Moçambique

O confronto entre forças governamentais e o grupo de insurgentes está a provocar uma nova vaga de deslocados no distrito de Palma, na província moçambicana de Cabo Delegado.

Ataques de insurgentes criam mais deslocados no norte de Moçambique
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:26 0:00

Dezenas de pessoas deixaram a aldeia de Ntulene, onde foram registados violentos confrontos entre forças estatais e o grupo de insurgentes, na semana passada, refugiando-se em aldeias de reassentamento das multinacionais de gás e no seu perímetro de segurança.

“A aldeia já não é confiável (em segurança)” disse um deslocado, sustentando que a situação deteriorou com a intensificação, nos últimos meses, de ataques de insurgentes e confrontos entre o grupo e as forças governamentais.

No sábado, 10, quatro pessoas foram decapitadas nos campos agrícolas em Miangalewa, no distrito de Muidumbe, e outros três civis morreram carbonizados no distrito de Macomia, em ataques tidos como retaliação a uma baixa dos insurgentes durante confrontos com as forças governamentais.

Na madrugada de quarta-feira, 7, 15 insurgentes morreram em confrontos com as forças de defesa e segurança na aldeia de Ntuleni, no distrito de Palma, que provocou pânico em aldeias vizinhas de Monjane, Olumbi e Maganja.

“Temos confiança, aqui dentro da área de DUAT (zonas de reassentamento com Direito de Uso e Aproveitamento de Terra) esta forte com a segurança” disse um morador local, que acolheu três famílias deslocadas pelo conflito.

Desde a eclosão dos ataques de insurgentes, em Outubro de 2017, milhares de moradores de aldeias dos distritos do norte de Cabo Delegado, refugiaram-se também na vizinha Tanzânia.

XS
SM
MD
LG