Links de Acesso

Ataque americano mata principal figura da inteligência iraniana no Iraque


Qassem Soleimani era chefe da Guarda Revolocionário do Irão
Qassem Soleimani era chefe da Guarda Revolocionário do Irão

O Presidente americano Donald Trump ordenou um ataque que matou o chefe da Guarda Revolucionária do Irão e um dos homens mais poderosos do regime de Teerão, Qassem Soleimani, nesta quinta-feira, 2.

O ataque ocorreu no Aeroporto Internacional de Bagdá onde Soleiman encontrava-se e matou também Abu Mahdi al-Muhandis, chefe das Forças de Mobilização Popular do Iraque, milícia apoiada pelo Irão, além de mais cinco pessoas.

O Pentágono (Ministério da Defesa) confirnou o ataque, bem como a ordem dada por Trump, que, na sua conta no Twitter colocou uma bandeira americana, mas sem comentários.

Em comunicado, o Pentágono disse que "o ataque viou evitar ataques futuros do Iráo", que alegadamente estavam a ser preparados por Qassem Soleimani.

O comandante da milícia local Abu Muntathar al-Hussaini disse à agência Reuters, que "Haj Soleimani e Abu Mahdi al-Muhandis estavam num veículo quando foram atingidos por dois mísseis teleguiados, lançados de um helicóptero americano, no momento em que deixavam a sala de desembarque na estrada que leva ao Aeroporto de Bagdá".

"Os criminosos americanos tinham informações detalhadas sobre os movimentos da caravana", sublinhou al-Hussaini, quem responsabilizou também Israel pelas mortes, mas Telavive ná reagiu.

Escalada de tensão

Recorde-se que desde o fim de Outubro, militares e diplomatas americanos foram alvo de ataques no Iraque e na semana passada um funcionário americano morreu num bombardeamento contra uma base no norte do país.

No domingo, 29, os Estados Unidos mataram 15 combatentes da milícia e no dia 31 centenas de iraquianos tentaram invadir a embaixada americana em Bagdade, o que obrigou Washington a encerrar os serviços consulares e enviar mais fuzileiros pora o Iraque.

Uma hora depois da confirmação da sua morte pelas agências de notícias, os preços do petróleo no mercado internacional aumentaram quatro por cento, atingindo os 68.90 dólares o barril brent.

O homem-forte da inteligência iraniana

Qassem Soleimani era o major-general da Força Al Quds, unidade especial da Guarda Revolucionária, uma força paramilitar de elite que responde directamente ao aiatolá Ali Khamenei e que comanda a geopolítica do Irão.

Heroi nacional, Soleimana era muito próximo de Khamenei e a principal figura de inteligência militar no país.

Ele sobreviveu a diversas tentativas de assassinato nas últimas décadas.

Em Abril de 2019, os Estados Unidos designaram a Guarda Revolucionária uma organização terrorista.

XS
SM
MD
LG